You are currently viewing Explorando diferentes objetos!

Explorando diferentes objetos!

Disponível em: http://massacuca.com/cama-de-gato-de-mao/ acesso em 10 de abril de 2021.

As crianças desde muito pequenas gostam de descobrir o que está a sua volta, os sons e barulhos do cotidiano. É comum vermos, o bebê batendo a colher no prato, empurrando cadeiras, chacoalhando e batendo seus brinquedos em busca de som. Essa é uma maneira de descobrir o mundo – tocando, sentindo, explorando todas as possibilidades de um objeto.

Compreender sobre como os objetos funcionam possibilita ao bebê – a experimentação, a curiosidade, a expressão, a imaginação e a formulação de hipóteses.  Por esse motivo é tão importante que nós adultos oportunizemos as crianças desde bem pequenas experiências que envolvam a exploração de diferentes materiais – como, por exemplo, aqueles que emitam sons.

Ao explorar a sonoridade dos objetos as crianças tem a possibilidade de – ouvir, produzir sons, reconhecer e aproximar-se de experiências sonoras e musicais.

A professora Joyce do CEI Juliana Pires separou alguns objetos da casa dela para nos mostrar diferentes possibilidades sonoras. No final do vídeo ela nos ensina a construir um pandeiro com objetos que temos em casa.

Vamos conferir?


Disponível em: Canal do Youtube – CEI Juliana Pires

Que tal organizar para seu bebê um espaço com tapetes e almofadas no chão, com objetos sonoros dentro de cestos ou caixas? Coloque latas, toquinhos de madeira, colheres, pratos de plástico e canecas de metal, garrafinhas transparentes e de tamanhos diferentes, com grãos, pedrinhas dentro.

Explorem juntos e criem sons com objetos, brinquem também com os sons do próprio corpo (bater palmas, bater os pés)


Proponentes/CuradoriaNEC
Professora ConvidadaJoyce – CEI Juliana Pires
Educação Infantil – Bebês