You are currently viewing Ouvindo histórias e conhecendo o mundo!

Ouvindo histórias e conhecendo o mundo!

Fonte: https://pixabay.com/

É fundamental que as crianças desde bebês participem de situações significativas de leitura e contação de histórias, pois o contato com a literatura ajuda a criança na compreensão do mundo, na identificação de quem elas são, de quem querem, desejam e podem ser. E isso pode acontecer por meio do reconhecimento dos diferentes personagens, das histórias visualizadas, ouvidas ou lidas pelas e para as crianças.

Quanto mais cedo a criança se aproxima do mundo dos livros e do universo cultural proporcionado pela contação de histórias mais ela terá segurança em si própria, bem como ampliará a suas possibilidades de imaginação, e compreensão da realidade.

Mas, o ato de contar e ouvir história só tem sentido para as crianças quando compartilhado e vivido plenamente na família, instituição educacional e/ou com as pessoas que convivem com elas. E quem vai nos falar um pouco sobre esse tema é a professora Ivy Stella, no vídeo gravado para o programa Conexão Escola, cujo o tema foi “Quem conta um conto…

Fonte: Canal do Youtube Conexão-Escola

Que tal preparar um cantinho especial na sua casa, com livros e almofadas e aproveitar esse um tempinho com seu filho, falar sobre os personagens e criar suas próprias histórias?

Para se inspirar, assista a história contada pela professora Ivy Stela na Estação das Histórias. Clique na imagem abaixo e aproveite!

Fonte: Canal do Youtube – Ivy Stela
Proponentes/CuradoriaNEC