You are currently viewing Cadê o bebê? Achou!

Cadê o bebê? Achou!

Fonte: Youtube, “Bebês – Cadê o bebê? Achou!” do canal GEREIN SME.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=892wlhwoo7I&feature=youtu.be

A brincadeira de esconder é uma brincadeira tradicional em nossa cultura, passada de geração em geração, com a qual bebês, crianças e adultos podem brincar.

Quando o bebê ainda não anda, a brincadeira de esconder pode ser feita escondendo o próprio rosto do adulto ou um objeto. Colocar um pano sobre a cabeça e dizer “Cadê a mamãe?” e ao retirá-lo falar “Achou!”, desperta a curiosidade do bebê e gera alegria ao descobrir onde está o adulto. Nessa brincadeira o bebê observa atentamente para “onde” o adulto foi e descobre gradativamente que mesmo encoberto, ele não desaparece, continua ali. 

Essa brincadeira, pode ser feita da mesma forma, escondendo objetos de interesse do bebê, como um bicho de pelúcia, uma bola ou outro brinquedo, encobrindo-os com um pano e perguntando  “Cadê a bola?” e ao descobri-lo dizer “Achou!”.

Quando o bebê já anda é possível realizar a brincadeira de esconder nos ambientes da casa, por exemplo escondendo atrás do sofá, da cortina, cama, ou de outro móvel. Nesta brincadeira é importante que o bebê veja onde você, adulto, se escondeu e que você pergunte “Cadê?” e quando for encontrado diga “Achou!” e sorria.

À medida em que brinca de esconder, o bebê é incentivado a descobrir sozinho o rosto do adulto ou o brinquedo, retirando o pano, o que contribui para sua percepção quanto ao próprio corpo e o do outro, bem  como reconhecer e explorar os objetos e espaços da casa.

A busca para encontrar, a exploração do corpo e de objetos e a diversão ao encontrar, são os elementos que despertam o interesse e a curiosidade do bebê em continuar a brincadeira e realizá-la novamente.

Então brinque com seu bebê! Aproveite este momento para estarem juntos, sorrindo e se divertindo muito!


Educação Infantil- Bebês