You are currently viewing Brincando com luzes e sombras!

Brincando com luzes e sombras!

Fonte: Youtube, “Brincando com luz e sombra! | EF | Crianças Pequenas” do canal GEREIN SME
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=apKb9kJEYSw&t=2s

Já perceberam como as crianças olham atentas para a luz, as sombras e os movimentos que essas fazem? E que a observação de sombras do próprio corpo e de outras pessoas viram uma divertida brincadeira? Então, que tal brincar com luz e sombra? 

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir conhecimentos sobre esses elementos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação. 

Diferentes fontes de luz, que poderão ser artificiais, como uma lanterna, abajur, pisca-pisca, ou a fonte natural, como a do Sol, podem inspirar brincadeiras divertidas! 

Fontes artificiais de luz podem ser projetadas em direção a uma parede, em um lençol ou mesmo no chão e vocês podem brincar com as mãos ou o corpo todo, fazendo sombras e tentando adivinhar qual imagem está sendo representada. Brinquedos e outros objetos podem ganhar movimentos, que com as vozes podem virar histórias! A brincadeira de afastar e aproximar da fonte de luz também é interessante, pois produz imagens de diferentes tamanhos. 

Nas brincadeiras tendo como fonte de luz o Sol, podem ser criadas diferentes imagens usando o corpo todo, feitas juntos ou individualmente, explorando diferentes possibilidades de gestos e movimentos do corpo.

Brincar com luz e sombra é algo fascinante para as crianças. E para ampliar mais a brincadeira, que tal construir um palco e bonecos a partir dos personagens de livros que sua criança mais gosta? Pode-se ainda fazer um divertido teatro de sombras, usando o que você já tem em casa e também muita criatividade?


Fontes das imagens: 


https://www.youtube.com/watch?v=cwlHCrnDDMI

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=tH35WV95E3g&feature=emb_logo

https://novaescola.org.br/conteudo/7314/e-se-fez-a-sombra



Educação Infantil – Crianças pequenas