You are currently viewing Brincadeira de casinha: criando e reinventando a vida!

Brincadeira de casinha: criando e reinventando a vida!

Fonte: Youtube – Canal -SME

O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e divulgação da cultura infantil,  coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças e registrando as sutilezas da espontaneidade do brincar.


O vídeo Território do Brincar – Série de MiniDocs – Casinhas e Guisadinhos no Vale do Jequitinhonha-MG, é um dos documentários que faz parte de um projeto que resultou no filme Território do Brincar. Este projeto entende o cinema como uma excelente porta para enxergar a mudança que se deseja ver.


Neste vídeo, crianças do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, criam e recriam no seu imaginário a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha, incluindo o cozinhadinho ou guisadinho, como é chamado na região. Nesta brincadeira as crianças limpam o terreno, constroem casinhas usando lençol, pedaços de madeira e folhas, enfeitam com flores, organizam objetos da cozinha, com brinquedos, sucatas e elementos da natureza, e fazem comidas, de barro em fogões e panelas de brinquedo ou cozinham em fogões caipira improvisados, usando tijolos, madeira, panelas e comida “de verdade”.


Clique no link e conheça junto com sua criança essas brincadeiras. Qualquer semelhança com as brincadeiras que você realizou na infância, não é uma mera coincidência, é o brincar que se manifesta universal!


Créditos

ProponentesGerência de Educação Infantil
CuradoriaGerência de Educação Infantil
Professor(a) convidado(a)Patrícia Siqueira – CMEI Deputado Solon do Amaral
ParceirosFundação Lemann