O ato de se alimentar, além de uma necessidade biológica, é também uma prática cultural vivenciada pelo homem desde a sua chegada ao mundo.
A relação que se estabelece com os alimentos envolve diversos aspectos: preferências, formas, ritmos de se alimentar, o cuidado com o outro, interações e o estabelecimento de relações sociais.
Por isso, é fundamental que seja oportunizado para as crianças, situações que envolvam o conhecimento acerca das características dos alimentos, da função social da alimentação e suas práticas culturais.
O momento da alimentação representa mais do que a ingestão de alimentos necessários para o bom funcionamento do corpo das crianças. Esse momentos envolvem a construção de memórias, de vínculos afetivos, a ampliação de conhecimentos, dentre outros aspectos.
A coordenadora Nara Mendes, do CMEI Jardim Colorado, gravou um vídeo para as crianças e famílias da RME explicando sobre a importância da alimentação saudável no cotidiano familiar e, ao final, sugere uma brincadeira bem divertida.
Clique no vídeo e divirtam-se!
Que tal promover situações de interações e trocas familiares nos momentos das refeições?
– Façam refeições sempre que puderem juntos(as);
– Explorem as cores, os sabores e as texturas dos alimentos;
– Dialoguem em família sobre a origem e o descarte correto dos alimentos;
– Façam juntos, sempre que for possível, receitas tradicionais da família.
Quer saber mais? Veja as dicas no Canal do Youtube da Christiana Lobo acerca da alimentação saudável das crianças.
Proponentes/Curadoria | NEC |
Professor(a) Convidada | Nara Mendes |
Parceiros | Canal do Youtube Christiana Lobo |