You are currently viewing A Arte e suas linguagens

A Arte e suas linguagens

Fonte: Canal Viagem pelo mundo da música

A Arte e suas linguagens permeiam o mundo da criança, e é através dela que se desenvolvem diferentes sentidos e saberes, elas olham, ouvem, tocam, cheiram e se movem através do corpo. E é explorando que as crianças pequenas aprendem sobre as variadas formas de arte.


Além disso, todas as linguagens artísticas são importantes no desenvolvimento das crianças, seja a dança, a música, o teatro ou as artes visuais. Por isso, conhecer cores, sons, texturas, maneiras de dançar e diferentes artistas desenvolve as potencialidades das crianças.


Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, possibilita as crianças pequenas o acesso a diversas formas de expressão e linguagens. Conhecer os artistas, suas obras, as cores que utilizam e materiais é uma forma de auxiliar as crianças na construção de suas próprias obras.


Para sabermos mais sobre a arte, convidamos vocês a ouvir a dica da professora Letícia.

“Vídeo Profa. Letícia” – Fonte – Canal do Youtube – SME

Então crianças, façam o passeio pelas obras da Tarsila do Amaral no Canal “Viagem pelo mundo da música” como sugeriu a professora Letícia. E depois, aproveitem para se inspirar e fazer desenhos bem coloridos aí na casa de vocês.

“Musicalização – Paisagens Sonoras sobre obras de TARSILA DO AMARAL – uma viagem sonora” – Canal: “Viagem pelo mundo da música” – https://www.youtube.com/watch?v=GWFqSpUwKuA&feature=emb_title
Proponentes/CuradoriaNúcleo de Educação Conectada (NEC)
Professores ConvidadosProfessora Letícia da Costa – CMEI Setor Areião
ParceirosCanal: Viagem pelo mundo da música

Educação Infantil – Crianças pequenas