You are currently viewing Visita à exposição de fotografias

Visita à exposição de fotografias

Por meio da fotografia, registramos imagens que podem ser utilizadas para diversos fins, como, por exemplo, eternizar momentos que nos deixaram felizes ou analisar e entender as diferenças existentes entre as pessoas e lugares.

Nessa atividade, por meio das imagens representadas na fotografias, vamos aprender a analisar as diferenças entre as pessoas e os lugares.

Atividade 1:

Observe com atenção as imagens localizadas nos dois links abaixo. Tire um tempo para observá-las com atenção. Você está em uma exposição de fotografias. Sinta o momento e compartilhe com mais alguém da sua casa, afinal, ir a exposições acompanhado é muito bom!

Link 1

http://www.edgardigital.ufba.br/wp-content/uploads/2018/03/Sebasti%C3%A3o-Salgado-Amazonas-750×450.jpg

Link 2

https://i1.wp.com/www.opovo.com.br/vidaearteimages/app/noticia_148406960805/2018/03/06/1645/sebastio-salgado-mostra-1.jpg?resize=816%2C9999&ssl=1

Atividade 2: 

Essas duas imagens são fotografias de Sebastião Salgado. Ao observá-las, converse com quem te acompanhou nessa exposição, tentando responder às seguintes perguntas:

  • O que você pode observar nas duas fotos?
  • O que você sente ao observá-las?
  • Como são as pessoas representadas, que trabalho desempenham e como se vestem?
  • Há alguma semelhança entre o que está nessas imagens e a sua própria realidade? 
  • Há realidades diferentes em todo planeta e, até mesmo, bem próximas de nós. Você acha importante essa diversidade? Como devemos lidar com isso?

Atividade 3

  • Agora, tire uma foto sua, fazendo algo que gosta, retratando a sua realidade e observe.
  • O que você sente ao observar sua foto? 
  • Quais as semelhanças e as diferenças entre a realidade da sua foto e a realidade das fotos apresentadas nos links acima?
CiênciasIdentificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças.
GeografiaReconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 4ª séries – Experiências e Curiosidades