You are currently viewing Violência contra a mulher: o que é? Como combater?

Violência contra a mulher: o que é? Como combater?

Olá, educandas e educandos!  Nesta aula vamos refletir sobre um tema muito importante e que volta a ser recorrente nas mídias e nas discussões aqui no Brasil, principalmente durante a “quarentena” medida para minimizar a pandemia que vivenciamos. Vamos falar sobre a violência contra a mulher. Você sabe o que é? Compreende como tal violência se efetiva? Consegue identificar suas diferentes formas? Já foi vítima de uma das formas dessa violência? Você conhece o índice de violência contra a mulher aqui no Brasil? Vamos aprender sobre este tema nos vídeos e atividades que seguem.

As atividades propostas a seguir têm como objetivo desenvolver o conceito de violência contra a mulher de forma que educandas e educandos se apropriem do conhecimento sobre o tema e desenvolvam o pensamento crítico e analítico com capacidade de reconhecer as diferentes formas de violência contra a mulher, que é também conhecida como violência doméstica e denunciá-las. É também objetivo dessas atividades desenvolver as práticas de leitura de textos audiovisuais e a interpretação com compreensão crítica, bem como o desenvolvimento de textos autorais escritos em forma cordel e de imagens (verbal / não verbal)

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo:

O que a Lei Maria da Penha entende como violência contra a mulher ?

“A Lei Maria da Penha em Cordel” – Canal: Tião Simpatia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8G9Ddgw8HaQ

Com base no vídeo que você assistiu, converse com outras pessoas sobre o tema, em seguida escreva em seu caderno, com suas palavras, o que a lei compreende como violência contra mulher, quais são as diferentes formas de agressão que se configuram como violência contra a mulher.

Grave um áudio expondo oralmente sua resposta e reflexões sobre a questão apresentada.

ATIVIDADE 2

Assista aos próximos vídeos e compreenda um pouco mais sobre a lei:

“Lei Maria da Penha” – Canal: Politize! – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wdK-w03Cnpk

“Violência Doméstica – vídeo 01” – Canal: Sandro Caldeira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=r7D4OipF_aU

Converse com outras pessoas sobre a história de surgimento da Lei Maria da Penha e para que proposito ela foi criada, em seguida, elabore em forma de cordel (versos escritos na forma rimada) estrofes que conte como surgiu a Lei Maria da Penha.

Grave um vídeo declamando o cordel de sua autoria.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0174) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais. (EAJALP0175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana. (EAJALP0322) Planejar e produzir textos do gênero cordel e contos populares. (EAJALP0218) Apreciar os gêneros poéticos da cultura goiana e de outras regiões do Brasil. (EAJALP0219) Compreender as características dos gêneros poéticos. (EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJALP0182) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas regionais. (EAJALP0107) Conhecer os sentidos dos recursos gráfico-visuais, relacionando-os a linguagem verbal. (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil; (EAJALP01124) Considerar os recursos discursivos e linguísticos dos gêneros poéticos. (EAJALP0361) Analisar as marcas da oralidade em reportagem televisiva e observar as diferenças entre o texto oral e o texto escrito. (EAJALP0129) Reconhecer a importância das tradições narrativas na formação humana. (EAJAAR0305) Reconhecer e analisar criticamente as manifestações artísticas divulgadas pela mídia e demais meios de comunicação nos diferentes espaços e seu impacto nas representações éticas, estéticas e culturais. (EAJALP0174) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais. (EAJALP0175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana.
Componente CurricularLíngua Portuguesa e Artes-visuais

Professor (a)Sandra Almeida Ferreira Camargo