Olá, educandas e educandos! Nesta aula vamos refletir sobre um tema muito importante e que volta a ser recorrente nas mídias e nas discussões aqui no Brasil, principalmente durante a “quarentena” medida para minimizar a pandemia que vivenciamos. Vamos falar sobre a violência contra a mulher. Você sabe o que é? Compreende como tal violência se efetiva? Consegue identificar suas diferentes formas? Já foi vítima de uma das formas dessa violência? Você conhece o índice de violência contra a mulher aqui no Brasil? Vamos aprender sobre este tema nos vídeos e atividades que seguem.
As atividades propostas a seguir têm como objetivo desenvolver o conceito de violência contra a mulher de forma que educandas e educandos se apropriem do conhecimento sobre o tema e desenvolvam o pensamento crítico e analítico com capacidade de reconhecer as diferentes formas de violência contra a mulher, que é também conhecida como violência doméstica e denunciá-las. É também objetivo dessas atividades desenvolver as práticas de leitura de textos audiovisuais e a interpretação com compreensão crítica, bem como o desenvolvimento de textos autorais escritos em forma cordel e de imagens (verbal / não verbal)
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo:
O que a Lei Maria da Penha entende como violência contra a mulher ?
Com base no vídeo que você assistiu, converse com outras pessoas sobre o tema, em seguida escreva em seu caderno, com suas palavras, o que a lei compreende como violência contra mulher, quais são as diferentes formas de agressão que se configuram como violência contra a mulher.
Grave um áudio expondo oralmente sua resposta e reflexões sobre a questão apresentada.
ATIVIDADE 2
Assista aos próximos vídeos e compreenda um pouco mais sobre a lei:
Converse com outras pessoas sobre a história de surgimento da Lei Maria da Penha e para que proposito ela foi criada, em seguida, elabore em forma de cordel (versos escritos na forma rimada) estrofes que conte como surgiu a Lei Maria da Penha.
Grave um vídeo declamando o cordel de sua autoria.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0174) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais. (EAJALP0175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana. (EAJALP0322) Planejar e produzir textos do gênero cordel e contos populares. (EAJALP0218) Apreciar os gêneros poéticos da cultura goiana e de outras regiões do Brasil. (EAJALP0219) Compreender as características dos gêneros poéticos. (EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJALP0182) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas regionais. (EAJALP0107) Conhecer os sentidos dos recursos gráfico-visuais, relacionando-os a linguagem verbal. (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil; (EAJALP01124) Considerar os recursos discursivos e linguísticos dos gêneros poéticos. (EAJALP0361) Analisar as marcas da oralidade em reportagem televisiva e observar as diferenças entre o texto oral e o texto escrito. (EAJALP0129) Reconhecer a importância das tradições narrativas na formação humana. (EAJAAR0305) Reconhecer e analisar criticamente as manifestações artísticas divulgadas pela mídia e demais meios de comunicação nos diferentes espaços e seu impacto nas representações éticas, estéticas e culturais. (EAJALP0174) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais. (EAJALP0175) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana. |
Componente Curricular | Língua Portuguesa e Artes-visuais |
Professor (a) | Sandra Almeida Ferreira Camargo |
Instituição Educacional | Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro |
EAJA – Ética e Cidadania – 1º Segmento – 3ª Série