You are currently viewing Vida e Evolução

Vida e Evolução

A atividade tem como objetivo retratar a Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo. O termo “evolução” pode referir-se à evidência observacional que constitui o fato científico intrínseco à teoria da evolução biológica, ou, em acepção completa, à teoria em sua completude. Uma teoria científica é por definição um conjunto indissociável de todas as evidências verificáveis conhecidas e das ideias testáveis e testadas àquelas atreladas e com isso mostrar a evolução do homem até os dias atuais. Vamos lá!


Atividade 1

Acesse o link:

http://educacao.globo.com/provas/enem-2011/questoes/133.html

Agora registre no caderno a sua opinião sobre a evolução do homem até os dias atuais.


Atividade 2

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=0OOtG8ubQgk (Pré-História Evolução dos Hominídeos), assista com atenção e responda as questões em seu caderno:

“Pré-História Evolução dos Hominídeos” – Canal: HistoriAção Humanas Prof. Jener Cristiano –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0OOtG8ubQgk

A – Fale algumas características do Australopiteco.

B – O que significa Homo Erectus? O que eles faziam?

C – Qual o significado do aumento da capacidade craniana dos Hominídeos?


Atividade 3

Agora você vai refletir sobre o vídeo e registrar no caderno o que foi aprendido, não tenha medo de escrever. Você é capaz, mais ou menos 30 linhas!


Atividade 4

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=jx1cYxHutzk. (Teoria da Evolução, da professora Vilma Ribeiro) e responda baseado no vídeo o que quer dizer:

“Teoria da Evolução” – Canal: Professora Vilma Ribeiro –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=jx1cYxHutzk

1 – O passado não é algo fixo e imutável

2 – A história pode mudar a medida que novos estudos e fontes apareçam

3 – Cada corrente e escola tem uma abordagem diferente da história

4 – A história não é uma verdade absoluta


Saiba Mais | Referências:


Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAC10816) Conhecer as teorias evolucionistas e construir argumentos que para explicar a diversidade biológica encontrada no planeta Terra a partir delas.
Professor:Aline Neri Garcia
Instituição Educacional:Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge
CRE:Maria Thomé Neto

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries