You are currently viewing Vai pro lixo ou não vai?

Vai pro lixo ou não vai?

Fonte: Youtube, “Separação do lixo – 011 EAJA – Experiências e Curiosidades – 3ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Olá! Você se preocupa com a quantidade de lixo que é produzido todos os dias? Muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos. Mas, ao mesmo tempo, muitos também são formados por materiais recicláveis e/ou podem ser reutilizados. É necessário que a população se conscientize e faça sua parte. Afinal, ao separarmos os resíduos já em nossas residências, damos os primeiros passos para uma destinação adequada do lixo.

Há diversos produtos que utilizamos em casa que podem ser reciclados e/ou reutilizados, como recipientes de plástico e vidro. Eles podem usados de diferentes maneiras. Por exemplo, uma garrafa de vidro de suco pode se tornar um recipiente ótimo para armazenar grãos. Uma lata de tinta, depois de limpa, pode se tornar um vaso para as plantas. Uma garrafa Pet pode ser usada como lâmpada. Basta usar a criatividade!!


Atividade 1

Assista ao vídeo 1 e perceba como pode ser reutilizada a garrafa de refrigerante que consumimos.

Fonte: “Luz com lâmpada de garrafa pet” – reportagem de Patrícia Dantas – programa Sergipe Rural, da TV Aperipê, de Sergipe.  Imagens de Wesley Cruz.

Atividade 2

Depois de conhecer uma utilidade a mais da garrafa pet, pense no que você pode reutilizar na sua casa. Não precisa ser só a garrafa Pet.

Encontre algo em casa que você possa reciclar e/ou reutilizar e grave um vídeo ensinando como fazer. Se quiser, depois poderá divulgar seu vídeo para sua família e amigos.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CiênciasConstruir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos.


EAJA – 1° Segmento – 3ª séries – Experiências e Curiosidades