You are currently viewing Matemática – Uso racional de água

Matemática – Uso racional de água

Você já parou o que você paga na sua conta de água? Saiba que é muito mais que somente a água.

A fatura ou nota fiscal emitida pela companhia de saneamento traz a relação do que é cobrado e os seus respectivos valores. Para uma eficiente e eficaz educação financeira e necessário saber o que se compra e quanto se paga.

Fazer o uso racional da água faz bem não só pro meio ambiente, mas de forma mais evidente e rápida para economia doméstica.

Sendo assim, cada um de nós pode e deve fazer a sua parte na preservação do meio ambiente e de quebra economizar os ganhos monetários com ações conscientes e inteligentes.

Está pronto para falar mais sobre o assunto?


Atividade 1

Você sabe o que você paga em sua conta de água? Leia sua conta de agua e assista o seguinte vídeo “ Reportagem – Como entender a conta de água” https://www.youtube.com/watch?v=D4sRT1g25e8 e reflita mais sobre o tema. Convide sua família para assistir com você.

“Reportagem – Como entender a conta de água” – Canal: Prolagos –
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=D4sRT1g25e8

Quais são as partes de uma conta de água?

Como diferenciarmos cada item cobrado?

O que são tipos de economias que existem? Qual a sua economia?


Atividade 2

Sabemos que um fator importante na manutenção do equilíbrio ambiental e da economia doméstica é a utilização racional da água. Desse modo, é necessário planejar e criar ações de como pagar o mínimo possível pela água tratada. A poluição ou o não tratamento do esgoto provocar danos graves ao meio ambiente.

Nesse contexto, assista o seguinte vídeo” Dicas Legais de como Economizar Água” https://www.youtube.com/watch?v=6nWSHo2Ld_0 e discuta com seus familiares as possíveis ações que cada um pode fazer para economizar água.

“Dicas Legais de como Economizar Água” – Canal: Projeto Economizar Agua
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6nWSHo2Ld_0

Link(s) da(s) imagem(s) e/ou vídeo(s)Reportagem – Como entender a conta de água” https://www.youtube.com/watch?v=D4sRT1g25e8 Dicas Legais de como Economizar Água” https://www.youtube.com/watch?v=6nWSHo2Ld_0
Saiba Mais | Referências:Veja como descobrir vazamento de água em sua casa https://www.youtube.com/watch?v=HM9YwFIgyiI
Componente(s) Curricular(res)Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0501) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
(EAJAMA0521) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
Professor:Maurício Pinheiro da Costa Maria Dias
Instituição Educacional:Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo.
CRE:Jarbas Jayme