You are currently viewing Tributos diretos e indiretos

Tributos diretos e indiretos

Esta atividade tem como objetivo a compreensão do que é um tributo e como a carga tributária influencia o preço de produtos que utilizamos cotidianamente. Essa carga tributária provém de um sistema complexo, mas podemos traçar estratégias para estimá-la. 

O Brasil precisa de algumas reformas. Dentre elas a reforma tributária. A carga tributária brasileira vem batendo recordes na última década e vamos aprender um pouco mais sobre ela nesta atividade. A análise de gráficos e tabelas é fundamental para esta análise, já que relacionam dados com maior organização. Vamos lá?


Atividade 1

Acesse o link e assista à reportagem “Tributos Brasil”. Convide sua família para assistir com você.

Fonte: YouTube. Reportagem -Tributos Brasil. Canal Saldo Extra.

Atividade 2 

De acordo com o vídeo da atividade anterior, alguns dos impostos que pagamos são: IPI, ICMS e COFINS. Você conhece esses tributos? Faça uma pesquisa sobre eles e anote em seu caderno.

Você sabe como fazer uma boa pesquisa na Internet? 

Atualmente, a Internet é a fonte de pesquisa de grande parte da população do mundo. Para achar mais fácil aquilo que você deseja, aqui vão duas dicas que podem ajudar: 

  1. Seja objetivo ao escrever ou falar (é possível pesquisar por voz) o assunto ou tema que deseja encontrar. Importante saber o que se quer encontrar.
  2. Escreva o assunto ou tema entre aspas, pois isso ajuda a localizar a expressão completa da forma como foi escrita. Exemplo: “cuidados com a caixa d’água”.

Agora, escolha o site de busca de sua preferência, pode usar o seu celular e boa pesquisa!


Atividade 3

Acesse o link abaixo, leia a reportagem e se atente ao gráfico que mostra os impostos e tributos sobre alguns produtos importados.

https://tecnoblog.net/134225/imposto-videogame-e-revolver-no-brasil/


Atividade 4

  • No gráfico da reportagem acima qual produto tem maior carga de impostos e tributos?
  • Qual é o percentual de impostos e tributos que incide sobre frutas?
  • No gráfico, uma das variáveis categóricas é o café. Escreva as outras variáveis categóricas.

Você sabia?

O impostômetro é um sistema criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e que contabiliza e apresenta ao público, quanto a administração pública (federal, estadual e municipal) arrecadou em tributos. Os dados são coletados de fontes oficiais e é uma forma do cidadão acompanhar essa arrecadação e auxiliar, naquilo que lhe compete, na cobrança pela aplicação adequado dos recursos. Quer conhecer o impostômetro? Só clicar no link abaixo.

https://impostometro.com.br/.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0543) Planejar e coletar dados de pesquisas, fazendo o registro, representação e interpretação das informações, por meio de tabelas, gráficos e textos.