You are currently viewing Ciências da Natureza: TRATAMENTO DE ÁGUA E SAÚDE

Ciências da Natureza: TRATAMENTO DE ÁGUA E SAÚDE

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 5ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

É de conhecimento de todos que a água é um bem indispensável para a vida, pois mantém o equilíbrio e o funcionamento do corpo. Você já deve saber, também, que usar água de boa qualidade e beber somente água potável é fundamental para a qualidade de vida e saúde humana. É importante, portanto, entender que para termos água de boa qualidade, os serviços de saneamento básico são essenciais. Sem água tratada, a população fica exposta a substâncias tóxicas e a micro-organismos que
podem desencadear problemas graves de saúde. Vamos conversar mais sobre esse tema?

ATIVIDADE 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo do canal “Instituto Trata Brasil”. Discuta com sua família sobre as consequências da falta de saneamento para a saúde humana, em especial para as crianças:

ATIVIDADE 2

O vídeo que você assistiu aponta temas importantes, como o direito à saúde que vai além do atendimento médico. Nesse sentido, o saneamento básico seria uma outra medida. Você sabe o que é saneamento básico? Leia o texto indicado, do site “Trata Brasil”:

Link texto: O que é Saneamento? – Trata Brasil

ATIVIDADE 3

Você sabe como é o processo de tratamento de água na cidade em que você mora?
Convide sua família e assista ao vídeo do “Canal Saneago”:

ATIVIDADE 4

A partir das informações dos vídeos e das discussões realizadas com seus familiares, realize as seguintes atividades no seu caderno de Ciências:

  • De acordo com o vídeo 1, escreva o nome e as informações principais das etapas do tratamento de água. Você poderá fazer em forma de texto ou esquema.
  • Escreva um relato sobre a importância do tratamento de água para a sua saúde e de sua família. Comente também como está a situação do saneamento básico na região em que você mora e os problemas enfrentados por vocês e seus vizinhos.
  • Reflita e responda: quais serias as relações entre falta de saneamento básico e a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, que transmite a febre amarela, a dengue, a zika e a chikungunya?

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0505) Esquematizar e compreender as etapas de tratamento de água e esgoto, os processos de separação de misturas envolvidos e discutir sua importância para a saúde e qualidade ambiental.