You are currently viewing Trabalho e Natureza

Trabalho e Natureza

Olá! Você sabia que o trabalho tem uma relação direta com a natureza? Isso mesmo, muitas vezes, algumas atividades econômicas acabam prejudicando nosso solo, rios, fauna e flora, o que realmente é muito negativo para nossa sobrevivência. Por isso, é preciso realizar um trabalho de forma sustentável, que cuide, preserve e renove os recursos ambientais.

Vamos dialogar e analisar o trabalho de forma sustentável – visando o cuidado, a preservação e a renovação de alguns recursos naturais.


Atividade 1

Convide alguém do seu convívio e observe o cartaz:


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado-um-risco-extincao-goias.htm


Atividade 2

Reflita:

  • O que o título do cartaz está destacando?
  • Quais são os problemas apresentados no cartaz?

Atividade 3

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo: “Meio ambiente X atividade econômica”:

“Meio Ambiente x Atividade Econômica” – Canal: Carlos Augusto Castro Villela – Link: https://www.youtube.com/watch?v=K55nyyMTQpU&feature=youtu.be

Atividade 4

Converse com a sua família sobre as questões a seguir:

  • Qual é o assunto principal do vídeo?
  • Vocês acreditam que é possível realizar um trabalho que preserve o meio ambiente?

Atividade 5

Escreva, em seu caderno, algumas ações que você realiza para preservar o meio ambiente.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Geografia(EAJAGE0212) Identificar os impactos ambientais causados pelas ações dos setores das atividades econômicas em sua comunidade local.
Língua Portuguesa(EAJALP0210) Desenvolver antecipações de hipóteses textuais, com base em conhecimentos prévios, informações implícitas ou suposições.
(EAJALP0207) Ler e compreender recursos gráfico-visuais, digitais e impressos, relacionando-os a linguagem verbal.
(EAJALP0226) Utilizar textos multissemióticos, relacionando-os com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EAJALP0246) Identificar os tipos textuais que circulam socialmente.
(EAJALP02114) Identificar as figuras de linguagem no texto publicitário.