You are currently viewing Trabalho e meio ambiente

Trabalho e meio ambiente

– Meio Ambiente do trabalho –

Você já ouviu falar nessa expressão?

O meio ambiente do trabalho é o local onde passamos grande parte da vida, executando atividades remuneradas , além de nos relacionarmos com outras pessoas. 

Nas diversas profissões, trabalhadores necessitam ter um olhar cuidadoso sobre o seu ambiente de trabalho, tanto físico quanto psicológico! 

É preciso pensar nas relações interpessoais, na prevenção de acidentes, na busca de soluções para neutralizar riscos físicos, químicos, biológicos e até psicológicos, que ameaçam a saúde, o bem estar e a qualidade de vida. 

Nessa temática, sobre Meio Ambiente do Trabalho, alguns dados são preocupantes:

O Brasil aparece na quarta colocação dos países com mais acidentes de trabalho no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) acontece um acidente de trabalho a cada 54 segundos.

São muitos acidentes!

Esse número, bastante elevado, indica a necessidade de investimentos na área de prevenção em todo o país.

Vamos assistir agora uma entrevista que foi veiculada pela TV SUPER de Belo Horizonte, no programa chamado “DE TUDO UM POUCO”. 

O apresentador, Pastor Serginho, entrevista o advogado especialista em direito do trabalho, Conrado Di Mambro.

Vamos assistir?

“Direitos do trabalhador em acidentes de trabalho | 06/05/2019 | DE TUDO UM POUCO” – Canal: Rede Super de Televisão – Link: https://www.youtube.com/watch?v=qzgA4D2_-r4

Agora é hora de fazer algumas reflexões sobre esse vídeo:

1.Você é uma pessoa que está sempre atenta ao manuseio das máquinas e ferramentas? 

2.Você conhece todos os riscos existentes no seu ambiente de trabalho? 

3.Você precisa utilizar capacete, cinturão, luvas, máscaras, óculos ou outros equipamentos de segurança para se proteger, os chamados EPI’S (Equipamento de Proteção Individual)?

“O Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.”

Sergio Ferreira Pantaleão – Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/epi.htm

É muito importante refletirmos sobre esses pontos, afinal é a nossa segurança que está em jogo!

Que tal pensar sobre seu trabalho (dentro ou fora de casa) e fazer uma lista de cuidados que você precisa tomar para se proteger e proteger as outras pessoas?!


Para assistir a este bloco na íntegra, clique no vídeo abaixo.

“Educação Ambiental e Saúde – Geografia – Bloco 1” – Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=7Q7edRzoAQc&t=99s

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 3ª e 4ª Séries