You are currently viewing Tempo, nosso grande aliado ou carrasco?

Tempo, nosso grande aliado ou carrasco?

Fonte: Youtube, “Medir e organizar o tempo – 007 EAJA – Educação financeira e empreendedorismo – 4ª Série” do canal

Em alguma hora do dia, você parou para pensar no tempo que tinha disponível para realizar alguma atividade e não a executou? Que instrumentos o mundo dispõe para medir o tempo? Esses assuntos permeiam nossa vida desde a hora que acordamos até a hora de dormirmos!! E é sobre o tempo que iremos conversar hoje!


Atividade 1

Assista ao vídeo 1

Fonte: “Medida de tempo e seus instrumentos de medida” – canal Khan Academy Brasil no YouTube.

Atividade 2

Pense na sua rotina diária, e depois escreva em seu caderno:

Quantas horas trabalha por dia? Registre o horário de entrada e de saída. Expresse esse horário em horas e em minutos.

Na sua casa e no seu trabalho, são utilizados instrumentos de medida de tempo? Quais? Em que momentos são utilizados?


Atividade 3

Observe a imagem 1, abaixo:

Fonte: Vetor de calendário criado por macrovector – www.freepik.es 

Atividade 4

Como visto na imagem e no primeiro vídeo, tempo e medida são duas coisas muito importantes no nosso dia-a-dia.

Acesse o link abaixo e consulte o significado das palavras tempo e medida, as digitando no campo “buscar no dicionário” no canto superior direito.

https://www.dicio.com.br/aurelio-2

Legenda do site: Dicio – Dicionário Online de Português – https://www.dicio.com.br/ 


Atividade 5

Escreva em seu caderno o significado das palavras que você pesquisou.


Atividade 6

Assista ao vídeo 2

Fonte: Poema “Crônica do Tempo” escrito e recitado por Rolando Boldrin.

Atividade 7

Agora, considerando essa questão do tempo, reflita e registre sua resposta no caderno.

O que faz com que você se atrase na sua vida?

O que você pode fazer para melhorar essa situação?


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0309) Ler, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa.
(EAJALP0305) Compreender textos literários e reconhecer suas características.
(EAJALP0321) Incentivar o educando a explorar as diversas possibilidades da linguagem poética/literária. 
(EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa.
(EAJALP0362) Compreender o sentido contextual da palavra e o seu significado no dicionário.
(EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto.
Matemática(EAJAMA0328) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano.


EAJA – 1° Segmento – 3ª série – Educação Financeira e Empreendedorismo