You are currently viewing Teatralidade e movimento humano

Teatralidade e movimento humano

O processo de criação de um personagem, por atores e atrizes, não é tão simples. Você já se perguntou o que estes profissionais devem fazer para “encarnar”, de fato, seus personagens? Na experiência teatral, a caracterização é necessária e se refere ao processo de criar e revelar um personagem. 

Sendo assim, as atrizes e os atores se preocupam em criar um e uma personagem observando a idade, o porte físico, a altura, a vestimenta, a fala, o pensamento e como gesticulam. Os gestos implicam em uma maneira específica de um ator ou uma atriz fazer seu personagem se expressar. De onde eles criam e revelam seus gestos? Eles recolhem seus gestos da teatralidade cotidiana do movimento humano. 

No estudo de hoje, vamos aprender sobre essa relação. Nossa atenção se voltará para a observação da ação humana de gesticular, movimentar, expressar e construir uma narrativa visual do gesto. 

Atividade 01. Observe as figuras abaixo. Elas apresentam gestos cotidianos do movimento humano e nos comunicam perfeitamente uma mensagem.

Figura 01 – Corrida com a ToraFigura 02 – Gestos da ProfissãoFigura 03 – O Abraço da Vitória

AtiviAtividade 2 

ComCom base na observação das figuras, reflita:

  • Elas apresentam algo em comum? 
  • Existem gestos específicos para cada uma dessas atividades? 

Atividade 03

Agora, criaremos um portfólio com a sua narrativa visual pessoal dos gestos do cotidiano. Seu portfólio pode ser uma pasta com as imagens impressas ou uma pasta digital. Para isso, siga os passos a seguir:

  • Inicie sua atividade selecionando as suas fotografias, desde a infância (se você tiver) até os dias de hoje. Selecione aquelas que você considerar que seus movimentos estão mais teatrais. 
  • Procure e selecione, em revistas, livros, jornais ou internet, imagens em que um ator ou uma atriz de sua preferência estejam fazendo movimentos parecidos com os seus. 
  • Agora, para montar seu portfólio, organize a sequência das fotografias. Seguindo a ordem cronológica, de quando você era mais novo até os dias atuais, coloque as fotografias com movimentos semelhantes lado a lado.
  • Pronto! Seu portfólio com a narrativa sobre os gestos do cotidiano (do movimento humano à teatralidade) está finalizado.

Atividade 4

Vamos compartilhar?

  • Socialize o portfólio com seus familiares e amigos. Pode ser pelas redes sociais.
  • Explique para eles como fazer para criar seu próprio portfólio e depois socializar com você.
Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Arte-teatroExplorar diferentes espacialidades, temporalidades, sonoridades, fisicalidades. Refletir criticamente sobre os processos criativos implicados no fazer teatral. 


EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Corpo, Expressão e Movimento