You are currently viewing Arte – Som e Música como Identidade Cultural

Arte – Som e Música como Identidade Cultural

Olá! Seja bem-vindo (a) a mais um encontro semanal do Conexão Escola! Você gosta de dançar? Gosta de música e ritmo? E se você pudesse ter isso tudo e ainda se exercitar e aprimorar seu equilíbrio físico e mental e mais, conhecer o espaço onde você vive? Parece bom demais para ser verdade… E é! Vamos abrir uma roda de capoeira!

Atividade 1

Acesse o link abaixo e divirta-se conhecendo uma roda de capoeira. Observe os movimentos do corpo, o espaço, as roupas dos participantes, a música. Depois descreva tudo que você observou em seu caderno.

“Mestre Hulk e Mestre King Jogando na roda da Confraria Carioca- 22 Dez 2012” – Canal: Sidney Freitas –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GFw8oqv92T0&feature=youtu.be

Atividade 2

A capoeira é uma representação cultural brasileira que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. E para realizar uma boa roda de capoeira, um instrumento essencial, que produz um som dançante é o berimbau, um dos instrumentos musicais da capoeira. Você já ouviu o som emitido pelo berimbau? Assista esse tutorial do Canal Futura.

“Formas que fazem som: Berimbau” – Canal: Canal Futura –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5DJ__2REyd8&feature=youtu.be

Atividade 3

Registre em seu caderno:

a) Você já viu uma apresentação como a mostrada no vídeo? Onde foi, no lugar onde vive? Ou em um passeio em uma outra cidade? Conta para nós.

b) Como você acha que o berimbau emite sons?

c) Como conseguimos perceber os sons dos instrumentos musicais?

d) Qual a origem do berimbau? Que cultura esse instrumento representa?

Componente(s) Curricular(res)Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(GOEF01AR25) conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e o repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como reconhecer as suas heranças culturais.
ProfessorKennya Cintia de Castro/ Carlos Antonio
Instituição EducacionalESCOLA MUNICIPAL MARIA DA TERRA