You are currently viewing Sistema nervoso

Sistema nervoso

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 19/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa atividade é entender como funciona o sistema nervoso e suas funções.

Sistema nervoso. Fonte: pixabay

O sistema nervoso 

O sistema nervoso é responsável por receber, processar e criar respostas por meio de estímulos que o nosso corpo recebe ou é submetido. É graças a esse sistema que o nosso corpo consegue sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem ao nosso redor e no interior do nosso corpo. O sistema nervoso pode ser dividido em duas partes:  
– Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
– Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
O sistema nervoso é composto por um tecido especial que se chama tecido nervoso, esse tecido é composto por alguns tipos de células, chamadas neurônios, células da glia. Os neurônios são responsáveis pela propagação do impulso nervoso e apresentam como partes básicas o corpo celular, onde está localizado o núcleo, e dois tipos de prolongamentos, os axônios e os dendritos. 
De acordo com a função desempenhada, os neurônios podem ser classificados em dois grupos básicos: sensitivos ou aferentes esses grupos proporcionam impulsos para o sistema nervoso e motores ou eferentes que proporcionam impulsos para outras partes, como músculos e glândulas. O grupo de células chamado células da glia está relacionado com várias funções, tais como nutrição e regulação do funcionamento dos neurônios. Células ependimárias, astrócitos, oligodendrócitos, microglia e células de Schwann são células da glia.

Professora Selma Viana. Ciências. Governo de São Paulo. DER-GNO.  Disponível em: <https://bityli.com/yLMCx>. Acesso em 28 de setembro de 2020. Texto adaptado para fins pedagógicos. 

Assista a videoaula da Professora Rafaela Lima sobre o Sistema Nervoso

Sistema Nervoso Central – Canal Mais Ciências – Professora Rafaela Lima

Atividade

Questão 1
Explique a funcionalidade do sistema nervoso para o nosso corpo.


O sistema nervoso central e periférico 

De acordo com a Professora Vanessa Santos do Site Brasil Escola, o nosso sistema nervoso é dividido em Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, dessa forma ela explica a diferença entre essas duas partes do sistema nervoso:  

– O sistema nervoso central
O sistema nervoso central é a parte do sistema nervoso que garante a recepção e a interpretação dos estímulos, podendo ser considerado o centro de processamento de informações do nosso corpo. Os constituintes do sistema nervoso central são a medula espinhal e o encéfalo.
A medula espinhal, também chamada medula espinal, é uma estrutura em formato cilíndrico que está localizada no interior da coluna vertebral.  A medula espinhal está relacionada com o ato reflexo, que se caracteriza por ser uma resposta rápida e involuntária diante de algum estímulo, como tirar a mão ao encostar em uma chapa quente. O ato reflexo é constituído basicamente por dois tipos de neurônios, um aferente e um eferente. 
O encéfalo está localizado dentro da caixa craniana e apresenta várias partes. São elas: Tronco encefálico: é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo; Cerebelo: está relacionado, principalmente, com a coordenação de movimentos e o equilíbrio do nosso corpo; Diencéfalo: é constituído pelo tálamo, hipotálamo e epitálamo; Cérebro: é a porção mais desenvolvida do nosso encéfalo e é dividida em duas porções: os hemisfério esquerdo e direito.

– O sistema nervoso periférico
O sistema nervoso periférico garante a transmissão das informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso e deste para os músculos, as glândulas e as células endócrinas. Os neurônios responsáveis por levar informação ao sistema nervoso central são chamados aferentes, e aqueles que levam as instruções às estruturas, após o processamento do estímulo no sistema nervoso central, são chamados eferentes. O sistema nervoso autônomo é um componente do sistema nervoso periférico que atua regulando algumas funções involuntárias do nosso corpo, tais como ações desempenhadas pelos sistemas respiratório, digestório, endócrino e cardiovascular.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Sistema nervoso”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso.htm. Acesso em 28 de setembro de 2020. Texto adaptado para fins pedagógicos. 

Atividade

Questão 2
Explique as características do: sistema nervoso central, medula espinhal e do encéfalo.

Questão 3
Cite algumas diferenças entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. 

Questão 4
Converse com amigos e familiares e questione se alguém já teve alguma doença ou problema envolvendo o sistema nervoso, em caso positivo, escreva um texto transcrevendo o relato:


Em breve: Assista ao Programa Conexão Escola – Sistema nervoso – Bloco 2


Referências:SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Sistema nervoso”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso.htm. Acesso em 28 de setembro de 2020. Texto adaptado para fins pedagógicos. 
Professora Selma Viana. Ciências. Governo de São Paulo. DER-GNO.  Disponível em: <https://bityli.com/yLMCx>. Acesso em 28 de setembro de 2020. Texto adaptado para fins pedagógico
Componente Curricular:Ciências Naturais 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0519) Descrever a estrutura do sistema nervoso e justificar as relações existentes entre às coordenações motoras e sensoriais.