You are currently viewing Sistema Monetário Brasileiro – conhecer para administrar

Sistema Monetário Brasileiro – conhecer para administrar

Hoje iremos falar sobre o Sistema Monetário Brasileiro: sua história e como ele é organizado.

Para organizarmos bem uma casa é preciso conhecer todos os cômodos, saber onde ficam todos os objetos e a melhor forma de organizá-los, com o intuito de termos uma residência bem organizada, sabendo onde fica cada coisa e ainda sobrar espaço.

Com nosso dinheiro não é diferente, é necessário entendermos sua história e como ele está estruturado para podermos gerenciá-lo, conseguindo assim pagar todos os nossos compromissos, investir no que consideramos importante e ainda sobrar um bocadinho!

A moeda brasileira é um dos nossos patrimônios, por isso é importante conhecê-la bem e assim valorizá-la cada vez mais, tendo em vista importância que ela desempenha na vida de cada um de nós.

Ao estudarmos o Sistema Monetário, vamos nos apropriando também de algumas habilidades da Matemáticas importantes na hora de administrarmos nosso dinheiro.


“ISTEMA MONETÁRIO: História do Dinheiro” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=NvARHCShz0Y&feature=youtu.be


Você sabia que o açúcar, sim esse açúcar que utilizamos para adoçar, já foi considerado o ouro branco do Brasil? Imagine, estocar açúcar para dar como dote ao futuro pretendente da filha ou das filhas?

Essa era uma forma de economizar e de investir, no que eles acreditavam ser um bom futuro para as filhas.

E nós, o que podemos fazer para que nosso salário renda a ponto de podermos sonhar em adquirir um bem ou fazer aquela viagem que tanto sonhamos?

O que podemos fazer para conseguirmos pagar todas as nossas despesas e ainda fazer algum investimento que consideramos importante para melhorar nossa qualidade de vida?

Vamos pensar juntos em algumas questões fundamentais?

1º. Você faz um controle de sua receita e despesas? Ou seja, faz um controle por escrito de tudo que sua família recebe no fim do mês e de tudo que vocês gastam?

2º. Você tem uma lista das despesas fixas como água, luz, telefone, aluguel ou prestação da casa? Gastos com alimentos, como supermercado, frutaria, açougue? Despesas com remédios de uso contínuo, como remédio para pressão? Combustível ou passagem do ônibus?

3º.  Ao longo do mês você vai anotando todas as despesas extras que fez durante todo o mês? Que despesas são essas? Uma reunião de última hora com a família? A compra de um sanduíche, o gasto com gasolina a mais para um passeio que resolveu fazer de última hora. Esses são alguns exemplos para te ajudar a começar organizar suas finanças!

4º. Que investimento pessoal você está fazendo?

O QUE É ISSO? COMO ASSIM?

INVESTIMENTO EM SEU CRESCIMENTO PESSOAL!

Esse, talvez seja o melhor investimento de sua vida. Sabe porquê? Porque você é o ser humano mais especial e importante da sua vida!

AINDA NÃO ESTÁ ENTENDENDO!

Investimento em seu bem estar físico, emocional e espiritual, ou seja, tudo o que você pode fazer para se sentir melhor, mais saudável e mais feliz é um investimento pessoal.

Parece muito complicado, não é mesmo? Aparentemente é chato e difícil, não é verdade?

No começo sim, mas vamos fazendo aos poucos, passo a passo, um dia de cada vez e, quando você menos esperar terá suas contas todas organizadas e até um dinheirinho sobrando.

Muitas das vezes nos perguntamos:

MAS MEU SALÁRIO MAL DÁ PARA PAGAR AS DESPESAS, O QUE POSSO FAZER?

Vamos lá! O que você pode fazer para diminuir as despesas fixas?

Em primeiro lugar, faça uma reunião familiar para juntos fazerem um planejamento. Vejam qual é a renda da família, anotem em um papel e veja quanto precisa economizar para adequar o salário. Vamos começar analisando formas de diminuir as despesas fixas:

1. Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, assim poderá comprar apenas o que é realmente necessário.

2. Pesquisar o produto mais barato! Um dica é observar os dias de promoção nos supermercados.

3. Outra questão importante é a diminuir o gasto com a água e a luz, além de economizar dinheiro ajuda na preservação de nosso planeta.

4. Organização da casa é obrigação de quem?

DE TODOS!

Todos precisam contribuir com a organização dos espaços utilizados, se houver união na organização doméstica e das finanças tudo fica mais fácil!!

Até agora nós falamos das despesas fixas. Certo?

E as despesas extras? Precisamos ter um “caderninho” onde anotamos e controlamos tudo que gastamos.

MAS PRECISA ANOTAR TUDO? TUDINHO MESMO?

 Sim, para poder controlar os extras também.

MAS É MUITO TRABALHO!

É verdade, mas toda mudança de hábito demanda tempo, força de vontade e foco!!!

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão apertadas!

Que o salário é muito pouco!

Que o dinheiro não é suficiente para suprir todas as despesas!

Mas se dedicarmos um tempo ao estudo, reflexão e, talvez mudança de atitude em relação a esse importante recurso, será que não veremos uma diferença positiva em relação às nossas finanças?

Assim como no exemplo da casa mais organizada e espaçosa, podemos ter uma vida financeira mais próspera, se bem pensada e organizada.

VEJAMOS AS CÉDULAS E MOEDAS QUE COMPÕEM NOSSO DINHEIRO.


Observe quantas formas temos de formar 2 reais


Essas são apenas algumas formas de formar 10 reais.


E os demais valores?

São muitas opções, não é mesmo!


Existem também muitas opções para se juntar dinheiro! Vou te contar o caso da Dona Jandira:

Há muitos anos ela guarda 1 real todos os dias! Isso mesmo 1 real! Hoje ela tem uma boa poupança e continua com esse hábito interessante!

Veja só… Se guardarmos 1 real por dia em um ano teremos R$ 365.00.

E se juntarmos 3 reais por dia, ao final do ano quanto teremos???

PARE, PENSE E REFLITA!!!

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo desta atividade:



ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º Segmento 1ª à 4ª série