You are currently viewing Setores da economia

Setores da economia

Fonte: Youtube. “Setores da economia: primario, secundário e terciario – EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 3ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Você já se perguntou o quanto a economia de uma região influencia a vida das pessoas? Dependendo dos critérios utilizados, podemos dizer que existem três setores de atividades econômicas. De qual deles você faz parte? É possível desenvolver as atividades econômicas provocando um menor dano à natureza? Vamos aprender mais sobre as atividades econômicas? 


Atividade 1 

Assista o vídeo “Quais são os setores da economia”:

Fonte: Youtube, “Quais são os setores da economia | Geografia | Vídeo aula de Geografia'” do canal um pouco sobre tudo

Atividade 2

Reflita com a sua família:

Em qual setor de atividade econômica você trabalha? E seus familiares?

Em qual desses setores se encaixam a agricultura e a indústria?


Atividade 3

Escreva, em seu caderno, quais são os setores de atividades econômicas e quais atividades fazem parte de cada setor.


Atividade 4

Ainda junto com a sua família, acesse o link e assistam ao vídeo “Quitandoca – Atividades Agroecológicas”, que nos mostra como a produção de alimentos orgânicos contribui na economia de uma região.

Fonte: Youtube, “Quitandoca – Alimentos Agroecológicos” do canal Quitandoca Alimentos Agroecológicos.

Atividade 5

Ao vermos o vídeo sobre as práticas agroecológicas, percebemos que é possível o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente.

Estabeleça com a sua família um debate sobre quais práticas agrícolas podem contribuir com a diminuição da degradação ambiental.


Atividade 6

Agora, escreva, em seu caderno, um texto sobre a importância das práticas agrícolas para a conservação do meio ambiente


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências Identificar e diferenciar as características dos diferentes materiais que compõem objetos de uso cotidiano.
Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente.
Geografia Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência.
Identificar e compreender as diversas formas de trabalho em sua região e relaciona-las ao seu dia a dia.
Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social, correlacionando-o com a qualidade de vida.
Reconhecer-se como sujeito integrante do espaço vivido. 
Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais.
Língua PortuguesaLer e compreender textos verbais e não verbais, tais como: relatos de observação, fontes de informação, entre outros.
Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem).
Planejar e elaborar a escrita coletiva de textos relacionados ao campo da Vida Cotidiana.  
Questionar, sugerir, argumentar e respeitar os turnos de fala durante as conversações.
Assistir aos documentários sobre diversos assuntos e realizar debates

Eaja – 1º Segmento- Educação Ambiental e Saúde- 3ª série