Você já se perguntou o quanto a economia de uma região influencia a vida das pessoas? Dependendo dos critérios utilizados, podemos dizer que existem três setores de atividades econômicas. De qual deles você faz parte? É possível desenvolver as atividades econômicas provocando um menor dano à natureza? Vamos aprender mais sobre as atividades econômicas?
Atividade 1
Assista o vídeo “Quais são os setores da economia”:
Atividade 2
Reflita com a sua família:
Em qual setor de atividade econômica você trabalha? E seus familiares?
Em qual desses setores se encaixam a agricultura e a indústria?
Atividade 3
Escreva, em seu caderno, quais são os setores de atividades econômicas e quais atividades fazem parte de cada setor.
Atividade 4
Ainda junto com a sua família, acesse o link e assistam ao vídeo “Quitandoca – Atividades Agroecológicas”, que nos mostra como a produção de alimentos orgânicos contribui na economia de uma região.
Atividade 5
Ao vermos o vídeo sobre as práticas agroecológicas, percebemos que é possível o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente.
Estabeleça com a sua família um debate sobre quais práticas agrícolas podem contribuir com a diminuição da degradação ambiental.
Atividade 6
Agora, escreva, em seu caderno, um texto sobre a importância das práticas agrícolas para a conservação do meio ambiente
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Identificar e diferenciar as características dos diferentes materiais que compõem objetos de uso cotidiano. Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente. |
Geografia | Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência. Identificar e compreender as diversas formas de trabalho em sua região e relaciona-las ao seu dia a dia. Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social, correlacionando-o com a qualidade de vida. Reconhecer-se como sujeito integrante do espaço vivido. Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais. |
Língua Portuguesa | Ler e compreender textos verbais e não verbais, tais como: relatos de observação, fontes de informação, entre outros. Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem). Planejar e elaborar a escrita coletiva de textos relacionados ao campo da Vida Cotidiana. Questionar, sugerir, argumentar e respeitar os turnos de fala durante as conversações. Assistir aos documentários sobre diversos assuntos e realizar debates |
Eaja – 1º Segmento- Educação Ambiental e Saúde- 3ª série