You are currently viewing Ser cidadão

Ser cidadão

Olá! Você sabe o que é Cidadania? E democracia? Nesta aula você vai conhecer diversas formas de governo, bem como algumas das principais características a elas inerentes, refletindo e reconhecendo a necessidade de o cidadão comum intervir em suas realidades local, regional e nacional.

Atividade 1

Assista ao vídeo: ¨O que é cidadania?¨no link:

“O que é cidadania?” – Canal: EVC – CAMARA DOS DEPUTADOS
Link: https://www.youtube.com/watch?v=xF0JJ-fosys&feature=youtu.be

Como você viu no vídeo o conceito de cidadania muda conforme a época e tipo de governo. Em Atenas na Grécia no século V, somente homens nascidos na cidade eram cidadãos, e tinham o direito de participar das decisões da cidade.

Atualmente no Brasil, vivemos numa democracia representativa, ou, seja todos os cidadãos aptos a votar, escolhem seus representantes municipais (prefeitos e vereadores), estaduais (governadores e deputados estaduais) e federais (presidente, deputados federais e senadores).


Atividade 2

Assista ao vídeo abaixo sobre o que é, e qual a importância de uma democracia.

“O que é democracia?” – Canal: EVC – CAMARA DOS DEPUTADOS
Link: https://www.youtube.com/watch?v=jBKhYAFWQQk&feature=youtu.be

Neste vídeo você aprendeu sobre a diferença entre democracia, que é o governo do povo, e monarquia.

No Brasi,l todos os nossos governantes e legisladores são eleitos pelo voto direto e secreto. Devemos conhecer as ideias, proposta e o passado dos candidatos, e sempre tratar o voto com responsabilidade.


Atividade 3

Comparando os vídeos sugeridos, responda no seu caderno de História, converse com familiares ou amigos se precisar.

Que mensagem os vídeos nos levam a entender e praticar?

Você pratica o ato de votar e escolher seus representantes com consciência?

Elabore um pequeno texto dissertativo com o tema: “A importância das eleições para a democracia de um país”.


Saiba Mais | Referências:

Conheça os sites.

“CONCEITO DE CIDADANIA DIREITOS E DEVERES” – Canal: Frank Dias Ferreira –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wZcskBctAPQ&feature=youtu.be

Componente(s) Curricular(res)Historia Língua portuguesa/produção de texto.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0503) Discutir a origem do Estado e seu papel social historicamente construído pelas sociedades humanas. (EAJAHI0504).Identificar o homem como ser social e politico e a relação dessas duas dimensões na formação das pluralidades identificadas.

(EAJALP0541) Debater os problemas da comunidade a partir da legislação vigente. . (EAJALP0540) Dialogar sobre o caráter interpretativo das leis e suas várias perspectivas. (EAJALP0543) Propor entrevistas e debates a partir de assuntos relacionados às pesquisas.
ProfessorMarcial Ferreira da Silva
Instituição EducacionalEscola Municipal Nova Conquista e Escola Municipal Joel Marcelino.
CREMaria Helena Bretas.

EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries