Olá! Você sabe o que é Cidadania? E democracia? Nesta aula você vai conhecer diversas formas de governo, bem como algumas das principais características a elas inerentes, refletindo e reconhecendo a necessidade de o cidadão comum intervir em suas realidades local, regional e nacional.
Atividade 1
Assista ao vídeo: ¨O que é cidadania?¨no link:
Como você viu no vídeo o conceito de cidadania muda conforme a época e tipo de governo. Em Atenas na Grécia no século V, somente homens nascidos na cidade eram cidadãos, e tinham o direito de participar das decisões da cidade.
Atualmente no Brasil, vivemos numa democracia representativa, ou, seja todos os cidadãos aptos a votar, escolhem seus representantes municipais (prefeitos e vereadores), estaduais (governadores e deputados estaduais) e federais (presidente, deputados federais e senadores).
Atividade 2
Assista ao vídeo abaixo sobre o que é, e qual a importância de uma democracia.
Neste vídeo você aprendeu sobre a diferença entre democracia, que é o governo do povo, e monarquia.
No Brasi,l todos os nossos governantes e legisladores são eleitos pelo voto direto e secreto. Devemos conhecer as ideias, proposta e o passado dos candidatos, e sempre tratar o voto com responsabilidade.
Atividade 3
Comparando os vídeos sugeridos, responda no seu caderno de História, converse com familiares ou amigos se precisar.
Que mensagem os vídeos nos levam a entender e praticar?
Você pratica o ato de votar e escolher seus representantes com consciência?
Elabore um pequeno texto dissertativo com o tema: “A importância das eleições para a democracia de um país”.
Saiba Mais | Referências:
Conheça os sites.
Componente(s) Curricular(res) | Historia Língua portuguesa/produção de texto. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0503) Discutir a origem do Estado e seu papel social historicamente construído pelas sociedades humanas. (EAJAHI0504).Identificar o homem como ser social e politico e a relação dessas duas dimensões na formação das pluralidades identificadas. (EAJALP0541) Debater os problemas da comunidade a partir da legislação vigente. . (EAJALP0540) Dialogar sobre o caráter interpretativo das leis e suas várias perspectivas. (EAJALP0543) Propor entrevistas e debates a partir de assuntos relacionados às pesquisas. |
Professor | Marcial Ferreira da Silva |
Instituição Educacional | Escola Municipal Nova Conquista e Escola Municipal Joel Marcelino. |
CRE | Maria Helena Bretas. |
EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries