You are currently viewing Sapo Cururu, na beira do rio…

Sapo Cururu, na beira do rio…

Você sabia que o sapo-cururu possui veneno?
Site: Tri Curioso
Fonte: https://267557-830227-raikfcquaxqncofqfm.stackpathdns.com/wp-content/uploads/2019/03/voce-sabia-sapo-cururu-veneno-tricurioso-1-667×400.jpg

Olá!

Você já cantou quando pequeno, a canção do Sapo Cururu?

Certamente que sim.

Essa canção, ainda, encanta a todos! Mas, a fama do Sapo Cururu não é das melhores. Ele é um animal que sofreu e sofre muitos preconceitos, devido a sua aparência. Afinal, é um animal que viveu na época dos dinossauros e, de lá pra cá, não teve muitas mudanças no seu jeito de ser.  Apesar de sua fama, esses animais são muito importantes para o equilíbrio ambiental e para a manutenção de nossa saúde.

Venha, vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

O sapo cururu, os outros sapos e também as rãs e as pererecas fazem parte do grupo dos anfíbios, animais que vivem uma parte de sua vida na água e outra na terra. Esses animais assim como todos os seres vivos desempenham uma função no equilíbrio ambiental. Vamos aprender um pouco mais sobre esses animais?


Atividade 1

Convide sua família para assistir ao vídeo “Você sabe qual é a importância do sapo para o meio ambiente?”, acessando o link abaixo:

Você sabe qual é o importância do sapo para o meio ambiente ?
Canal: PUC TV GOIÁS
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PdJl-jhoDiY

Atividade 2

Como podemos ver no vídeo, os sapos se alimentam de diferentes tipos de insetos – como moscas, mosquitos e baratas, de aracnídeos – como aranhas e escorpiões, e também de outros pequenos animais. Por isso, são responsáveis pela diminuição da quantidade de muitos desses animais no ambiente.

A partir dessa informação, pense na população que mora próxima a rios, córregos e lagos.

Reflita

  • O que pode acontecer se as pessoas, por medo ou por preconceito, começarem a matar os sapos?

Atividade 3

Pesquise, na internet, mais sobre o sapo cururu: seu modo de vida, suas características, sua importância para o equilíbrio ambiental e até mesmo para a saúde humana!


Atividade 4

Agora é com você!

Produza um texto com informações sobre o sapo caruru e a necessidade de protegê-lo.


ComponenteObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências (Educação Ambiental)(EAJACI0315) Identificar características dos animais, relacionando-as ao seu modo de vida, hábito alimentar e locomoção.
(EAJACI0320) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais do Cerrado.