You are currently viewing ARTE – Respiração, contração e expansão em dança

ARTE – Respiração, contração e expansão em dança

Olá, estudante!

Esta videoaula de Arte – Dança foi veiculada na TV no dia 09/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade


Nesta aula vamos aprender sobre como a respiração pode ajudar os movimentos em dança e como acontecem os processos de contração e expansão muscular em dança.

https://pixabay.com/images/id-5635507/

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Respiração, contração e expansão em dança

ARTE | 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Nesta aula vamos aprender sobre como a respiração pode ajudar os movimentos em dança e como acontecem os processos de contração e relaxamento muscular em dança, tudo em prol da qualidade e da economia de esforço durante a execução do movimento dançado.

Vamos iniciar explicando um pouco mais tecnicamente sobre o sistema respiratório.

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo.

Acompanhe a imagem:


Imagem autoral do professor Eurim

O ar inicialmente entra pelas narinas, fossas nasais ou cavidades nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para a laringe e para a traqueia. Na traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões, para efetivamente serem processadas as trocas gasosas.


Respirar é um momento único e de bem estar, que traz mais energia e revigora o nosso corpo. Na dança a respiração não deve ser a última a ser pensada e sim a primeira. O seu movimento, quanto mais sincronizado estiver com a sua respiração, mais concentrado e presente você estará na dança.

Quero iniciar este momento propondo a vocês um exercício, uma técnica de respiração que usamos muito em dança.

Aí mesmo onde você estiver, fique de pé, coloque as mãos espalmadas acima da cintura, bem alta, próximo às costelas, inspire lentamente e perceba se você está inflando mais o abdômen, (a barriga) ou o diafragma (peito). Agora proponho que você quando for inspirar tente empurrar suas mãos para fora, é essa a amplitude que eu quero que você perceba neste exercício. Conseguiu?



https://pixabay.com/images/id-1296747/

Porque devemos pensar a respiração em dança? Porque durante a execução do movimento dançado devemos nos atentar para a qualidade do movimento e na economia de esforço. Não adianta terminar uma dança cansado, exausto. Se você termina uma dança muito cansado, talvez você não esteja respirando corretamente, e isso vale para a vida, subir uma escada, correr, andar de bicicleta…


Agora para falarmos um pouco sobre os conceitos de contração e relaxamento eu trago a dançarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da dança moderna. Estou falando de Martha Graham.



https://images.app.goo.gl/uUyTrAJLUELbiHPs9

https://images.app.goo.gl/ZeUBySMb4ZzAX8aZ7

Martha Graham foi responsável pelo desenvolvimento de uma técnica que associava intrinsecamente a respiração ao movimento – através da contração e relaxamento. Também é sua marca pessoal os gestos amplos e o contato com o chão, abandonando, desta forma, alguns dos princípios básicos da dança tradicional.


https://images.app.goo.gl/t7pEPbLNtKeTJjwMA

Contrário ao que muitos pensam, ela não era exatamente contra o ballet, mas a superficialidade com que essa arte se expressava, principalmente em relação à intensidade, o drama e a paixão. Por não conseguir se expressar através dele, estruturou seu trabalho por meio de uma expressão mais livre e honesta do seu mundo interior, revelando suas emoções como alegria ou dor, desejos e sonhos, através da dança. Graham criou uma nova linguagem de movimento, usada para revelar todas essas emoções e sentimentos comuns à experiência humana.

Contração e relaxamento são aspectos fundamentais da técnica de Martha Graham, e estes podem ser pensados como subsídio técnico para a preparação corporal e para a potencialização da presença cênica do bailarino, do ator ou até mesmo do cantor. Entre seus principais elementos técnicos temos: a respiração, contração e expansão, buscando pensar as suas possíveis relações com o desenvolvimento do trabalho da pessoa para a cena, seja na dança no teatro ou na música.


Para percebermos melhor a contração e a expansão muscular durante os movimentos em dança eu trago um solo de danças urbanas, sim nas danças urbanas também se usa e muito o trabalho de contração e expansão do movimento, esse é um solo do bailarino e coreógrafo André Amorim, se chama Volta, solo cinzento, do Festival Studio A de Dança foi exibido em 2017.

Quero que percebam durante a movimentação, a contração e expansão do movimento.

Vamos assistir?

Studio A – “SOLEIL” – 17 Solo Cinzentos (Volta)
https://www.youtube.com/watch?v=XoHgEuCy3NY&t=2s

Puderam perceber um pouco essa contração e expansão do movimento demonstrados na dança?


Vamos agora para a nossa atividade?

Atividade:

Hoje realizaremos uma atividade prática, proponho que realize junto comigo aquela técnica de respiração que aprendemos no início da aula, mas agora nas posições: de pé, sentado e deitado, quero que sinta a amplitude que esta técnica de respiração pode dar ao seu corpo. Vou colocar o vídeo e você fará junto comigo. Arrasta o sofá e vamos lá.


Respiração em dança – Exercício.
https://www.youtube.com/watch?v=SBZtsfqc-T0

Bom trabalho e muita dança pra vocês. Até a próxima aula.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0733) Experienciar e promover o contato com elementos constitutivos de diferentes técnicas de dança, levando em consideração o estudo no/pelo corpo de diferentes elementos que as constituem, tais como: respiração, contração/relaxamento, equilíbrio/desequilíbrio, aspectos cênicos e de expressividade e outros aspectos que constituem a estética do movimento dançado.