You are currently viewing Respeito e valorização das diferenças

Respeito e valorização das diferenças

Olá! Tudo bem? Hoje vamos falar da importância de respeitar as pessoas como elas são.  Quem são as pessoas que você busca para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem com você? Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que você? Você concorda que as diferenças afastam as pessoas? Por quê? O que você sabe sobre preconceito? Vamos refletir sobre nossas atitudes acerca do preconceito racial para uma sociedade mais justa e de respeito ao próximo. Vamos explorar e fazer uma reflexão sobre a importância de respeitar as pessoas como elas são. Cada pessoa tem um jeito de ser, de pensar, de vestir e carrega dentro de si a sua própria história.

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo abaixo:

“Vamos enfrentar o preconceito na escola?” – Canal: NOVA ESCOLA
Link: https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA

Depois que você assistir o vídeo sugerido, faça um relato de uma experiência que você já viveu ou vivenciou sobre o preconceito. Lembramos que as diferenças só deixam as pessoas mais interessantes, não tem motivo para preconceito!

Sem falar que, por dentro, somos todos iguais, só muda o caráter. As pessoas não devem julgar pelas aparências. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades.

ATIVIDADE 2

Para essa atividade você vai assistir o vídeo que está no link abaixo:

“Negros no mercado de trabalho: Avanços e barreiras” – Canal: TRT5 – Bahia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZFQR39L_414

Levando em consideração os relatos abordados no vídeo e suas vivências, produza em seu caderno um texto dissertativo abordando a questão do racismo e utilize os sinais de pontuações adequadamente!

Não esqueça de dar um título a seu texto.

ATIVIDADE 3

A música “Cor” retrata o sofrimento dos negros diante da discriminação racial que vem ocorrendo até os dias de hoje. A cor da minha pele não te diz quem eu sou…

Acesse o link da Música sobre Racismo | COR | Douglas Campos e faça uma reflexão com seus familiares sobre o que você ouviu e a situação dos negros na sociedade que vivemos hoje:

“Música sobre Racismo | COR | Douglas Camppos” – Canal: Campposições
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Su3v3yYwbQY

Componente(s) Curricular(res)Língua PortuguesaHistória
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0435) Planejar e produzir relatórios de pesquisas.
(EAJALP0446) Respeitar, na escrita do texto, as normas da pontuação, o encadeamento das ideias e a hierarquia das informações presentes, conforme o gênero.
(EAJALP0442) Expressar pontos de vista sobre temas relacionados à vivência na escola e/ou na comunidade.
(EAJAHI0406) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes e como estes se relacionam à vida atual das pessoas.
(EAJAHI0408) Refletir como as contradições históricas no passado goiano entre os diferentes grupos humanos alimentam as visões preconceituosas discriminatórias na atualidade.

Professora:Daniela Garcia de Oliveira Flores
Instituição Educacional:Escola Municipal Alice Coutinho