Olá! Tudo bem? Hoje vamos falar da importância de respeitar as pessoas como elas são. Quem são as pessoas que você busca para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem com você? Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que você? Você concorda que as diferenças afastam as pessoas? Por quê? O que você sabe sobre preconceito? Vamos refletir sobre nossas atitudes acerca do preconceito racial para uma sociedade mais justa e de respeito ao próximo. Vamos explorar e fazer uma reflexão sobre a importância de respeitar as pessoas como elas são. Cada pessoa tem um jeito de ser, de pensar, de vestir e carrega dentro de si a sua própria história.
ATIVIDADE 1
Assista o vídeo abaixo:
Depois que você assistir o vídeo sugerido, faça um relato de uma experiência que você já viveu ou vivenciou sobre o preconceito. Lembramos que as diferenças só deixam as pessoas mais interessantes, não tem motivo para preconceito!
Sem falar que, por dentro, somos todos iguais, só muda o caráter. As pessoas não devem julgar pelas aparências. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades.
ATIVIDADE 2
Para essa atividade você vai assistir o vídeo que está no link abaixo:
Levando em consideração os relatos abordados no vídeo e suas vivências, produza em seu caderno um texto dissertativo abordando a questão do racismo e utilize os sinais de pontuações adequadamente!
Não esqueça de dar um título a seu texto.
ATIVIDADE 3
A música “Cor” retrata o sofrimento dos negros diante da discriminação racial que vem ocorrendo até os dias de hoje. A cor da minha pele não te diz quem eu sou…
Acesse o link da Música sobre Racismo | COR | Douglas Campos e faça uma reflexão com seus familiares sobre o que você ouviu e a situação dos negros na sociedade que vivemos hoje:
Componente(s) Curricular(res) | Língua PortuguesaHistória |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0435) Planejar e produzir relatórios de pesquisas. (EAJALP0446) Respeitar, na escrita do texto, as normas da pontuação, o encadeamento das ideias e a hierarquia das informações presentes, conforme o gênero. (EAJALP0442) Expressar pontos de vista sobre temas relacionados à vivência na escola e/ou na comunidade. (EAJAHI0406) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes e como estes se relacionam à vida atual das pessoas. (EAJAHI0408) Refletir como as contradições históricas no passado goiano entre os diferentes grupos humanos alimentam as visões preconceituosas discriminatórias na atualidade. |
Professora: | Daniela Garcia de Oliveira Flores |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Alice Coutinho |
EAJA – Ética e Cidadania – 1º Segmento – 4ª Série