You are currently viewing Matemática – Resolvendo problemas com adição e subtração

Matemática – Resolvendo problemas com adição e subtração

Olá, turma! Iremos trabalhar com resolução de problemas envolvendo adição e subtração, vamos começar discutindo e solucionando um problema junto com os colegas. Leia e pense como resolver.

Atividade 1

Leia o problema:

No zoológico de Goiânia, viviam 30 papagaios, 18 calopsitas, e 25 periquitos. No sábado pela manhã fugiram 3 papagaios, 2 calopsitas e 6 periquitos. Quantos pássaros viviam nesse zoológico antes da fuga? Você consegue calcular quantos pássaros ficaram no zoológico depois da fuga?

Respondam mentalmente:

Do que fala o problema?

O que aconteceu com os pássaros?

O que a primeira pergunta pede?

E a segunda pergunta?

Resolução:

30 + 18 + 25 =73 soma dos animais no zoológico

3 + 2 + 6 = 11 soma dos animais que fugiram

73 – 11 = 62 subtração dos animais que ficaram no zoológico

Atividade 2

Assistam o vídeo:

“Adição e Subtração com Números Naturais – Vivendo a Matemática” Canal: Professora Angela Matemática –  https://youtu.be/NgXd1v2ogn4

Atividade 3

Agora tente resolver sozinho:

a) Artur e Gabriel adoram colecionar figurinhas. Gabriel tinha 1.260 figurinhas. Artur tinha 1.890 a mais que Gabriel. Durante um jogo Artur ganhou 535 e perdeu 682 figurinhas. Gabriel perdeu 213 e ganhou 736 figurinhas. Com quantas figurinhas cada um ficou depois do jogo?

Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?

O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?

O que aconteceu durante o jogo?

O que a pergunta está pedindo?

b) Um avião tem capacidade para transportar 140 passageiros, mas em determinado voo apenas 87 passageiros embarcaram. Nesse voo, quantos passageiros a mais seriam necessários para lotar o avião?

c) Uma creche, com crianças de 1 a 3 anos, tem 932 crianças matriculadas. Sendo que 203 tem 3 anos, 432 crianças tem 2 anos. Quantas crianças tem 1 ano?

d) Marcelo tem duas dívidas para pagar, uma de r$ 38,00 e outra de r$ 46,00. Se eu tenho r$ 70,00 quanto ainda preciso para terminar de pagar estas dívidas?

Saiba Mais | Referências:

“Problemas de matemática para crianças – Soma e subtração” Canal:Smile and Learn – Português – https://www.youtube.com/watch?v=e8wLOkm24ps

“Termos da Adição e Subtração” Canal: Professora Aline Santana – https://www.youtube.com/watch?v=AUzyuZdg68Y

Objeto (s) de Conhecimento(s)Adição e subtração
Habilidades(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA03-A)Ler e interpretar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA03-B) Analisar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, identificando excesso ou falta de informações para resolução e reelaborar problemas com contextos diversos para desenvolver procedimentos variados de cálculo convencionais ou não, mental, por estimativa, entre outros.
Proponentes/ Professores:Divina Mendes Freire
Instituição Educacional:Escola Municipal Solar Ville