You are currently viewing Educação Física: CONDIÇÕES SOCIAIS X SAÚDE

Educação Física: CONDIÇÕES SOCIAIS X SAÚDE

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  6ª SÉRIE da Eja.

Muito tem se falado na mídia, nas redes sociais sobre a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde nesse período de pandemia e isolamento social. Mas será que o exercício físico por si só tem o poder de garantir a manutenção da saúde? Quais são os fatores que influenciam em nossa saúde? Afinal o que é ter saúde? A partir dessas questões, vamos refletir sobre como essa temática se manifesta no nosso cotidiano.

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo “Determinantes Sociais da Saúde” do canal oficial “Conexão SUS” :

“Determinantes Sociais da Saúde” – Canal: Conexão SUS –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=2JJNDeUkVtI

Responda em seu caderno o que é a “causa das causas” das doenças mencionada no vídeo.

ATIVIDADE 2

Observe a imagem abaixo:

Agora, responda em seu caderno:

• Em quais itens representados na imagem você acha que entram os exercícios físicos voltados para a promoção da saúde?
  • Através da imagem, você acha que fazer exercícios físicos regularmente é importante para ter saúde?

ATIVIDADE 3

É curioso como, em geral, nos meios de comunicação de massa (TV, revistas, rádios, jornais, youtubers, etc.) ter saúde parece ser apenas uma questão de escolha, de postura, de comportamento individual, não é verdade?! Quantas vezes vemos e ouvimos que para se ter saúde, basta ter força de vontade para mudar os próprios hábitos e se exercitar? No entanto, o vídeo e a imagem aqui apresentados, que são todas do Ministério da Saúde, nos apresenta uma visão mais ampliada acerca do que é ter saúde, e do que é preciso para se dizer que se tem saúde. Pense na sua rotina, todas as suas tarefas diárias, responsabilidades… pense também nas condições de vida, no lugar que você mora, na sua comunidade, na sua cidade. Será que as condições de se ter saúde são as mesmas para todos os sujeitos da sociedade? O que faz a diferença para se ter uma boa condição de saúde depende apenas do comportamento de cada de cada pessoa? Além do comportamento individual (da vontade de cada pessoa), o que mais é necessário para que as pessoas tenham saúde?

Por fim, escreva em seu caderno um pequeno texto de cerca de dois parágrafos relacionando o conceito de saúde apresentado no vídeo da atividade 1 e na imagem da atividade 2 com a sua rotina e suas condições de vida. Construa seu texto tentando responder a seguinte questão: Fazer exercícios físicos regularmente é suficiente para ter saúde? Se não for, o que mais é preciso?

Saiba Mais/Referências:

Nesse curto vídeo o pesquisador e professor Alberto Pellegrini, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca detalha um pouco mais sobre os determinantes sociais da saúde, o papel dos governos e quais devem ser as diretrizes das pessoas e da sociedade para alcançarmos todos uma melhor condição de saúde.

“DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE” – Canal: VIDEOSAUDE REGIONAL UFES/ES
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ii-fbpUy4iE

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física (EAJAEF0608) Analisar a saúde enquanto uma questão econômica, política e social.

ProfessorBruna de Paula Cruvinel
Instituição EducacionalE.M. Brice Francisco Cordeiro/E.M. Donata Monteiro da Motta
CREMaria Helena Bretas