You are currently viewing Ciências – Reinos Biológicos e células

Ciências – Reinos Biológicos e células

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cells-1872666_1920-1-1024x512.jpg
Fonte: Pixabay. Células

Olá, estudando! A atividade tem como objetivo apresentar a classificação biológica dos cinco reinos. A classificação biológica é um sistema usado pelos biólogos para descrever os seres vivos. É também conhecida como classificação científica ou taxonomia. Classificar as coisas significa colocá-las em diferentes categorias, ou grupos. Os cientistas dividem os seres vivos em categorias com base nas características que esses seres têm em comum.


Atividade 1

Veja a imagem a seguir, que apresenta a classificação biológica dos cinco reinos e leia o texto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 76630-073-2E4CC9A5.jpg
Ser vivo. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/classificação-biológica/603330/recursos/134788>. Acesso em: 17 de setembro de 2020.


Os cientistas vêm classificando os seres vivos há centenas de anos. Ao longo do tempo, o sistema de classificação passou por mudanças. Atualmente, reconhece-se a existência de cinco reinos:

Reino Monera: os organismos desse reino têm apenas uma célula, ou seja, são unicelulares (como as bactérias). Esses organismos são tão pequenos que as pessoas precisam de um microscópio para vê-los.

Reino Protista: a maioria dos protistas são também células individuais. As algas e os protozoários são protistas.

Reino Fungi: a maioria dos fungos tem muitas células dispostas em grupos filiformes. Cogumelos, leveduras e bolores são fungos.

Reino Plantae:  as plantas também são formadas por muitas células, ou seja, são pluricelulares. A maioria das plantas tem cor verde ou tem partes que são verdes.

Reino Animalia: assim como os fungos e as plantas, os animais têm muitas células. Ao contrário de outros seres vivos, os animais se movem facilmente e podem se adaptar rapidamente às mudanças de seu ambiente.

Classificação biológica. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/artigo/classificação-biológica/603330>. Acesso em: 17 de setembro de 2020.


Atividade 2

Assista a videoaula da Professora Rafaela Lima do Canal Mais Ciências sobre as diferenças básicas dos cinco reinos:

“Cinco reinos: diferenças básicas” – Canal: Mais Ciências – Profa Rafaela Lima
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ndWSQZtt59Q

Atividade 3

Associe corretamente:

A)Monera( )Leões e Zebras
B)Protista ( )Mamoeiro e Salsa
C)Fungos( )Bactérias e Cianobactérias
D)Vegetais( )Protozoários e Algas
E)Animais( )Bolores e Cogumelos

Componente(s) Curricular(res)Ciências
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoDiversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública.
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries