You are currently viewing Recursos Hídricos – preservar para não faltar

Recursos Hídricos – preservar para não faltar

Olá! Vocês já ouviram falar de recursos hídrico? Esses “recursos”  são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. E esse recurso, apesar de renovável, consumimos  mais do ele consegue se renovar, causando a falta de água doce  principalmente nos grandes centros urbanos. Será que estamos  fazendo nossa parte em preservar a água? Vamos então falar um  pouco sobre o assunto?


ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo “O USO RACIONAL DA ÁGUA”, disponível em:

“O Uso Racional da Água” – Canal: anagovbr – Link: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis

– O que você faz no seu dia a dia para economizar água? 

– Após assistir o vídeo “O Uso Racional da Água”, procure  reportagens, imagens, gravuras, charges, textos, frases ou desenhe algo que retrate o  desperdício da água no nosso planeta.


ATIVIDADE 2

Assista ao vídeo “A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA”, disponível em:

“A importância da água – Cartilha Planeta Água [com legendas]” – Canal: Wilivro
Link: https://www.youtube.com/watch?v=HQYbLX7ieYo

– Após assistir o vídeo “A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA” leia o texto abaixo: 

 Utilizamos a água para muitas atividades do nosso cotidiano. Entre ela: higiene  pessoal, escovar dentes, banhar, beber, lavar louça, casa, roupas… como também na  plantação, criação de gado e outros animais. 

 Precisamos aprender a fazer o uso racional da água, ou seja, usar somente o  necessário, sem desperdício. Precisamos preservar as nascentes não desmatando,  principalmente as matas ciliares, que protegem os rios, córregos e nascentes. Não  poluir as águas e zelar pelo meio ambiente de modo geral. 

– Faça uma lista de atividades na qual você utiliza a água durante seu  dia. Do acordar ao se deitar. 

– Produza um pequeno texto usando as palavras chaves: água,  racional, mata ciliar e nascentes.


ATIVIDADE 3

ECONOMIZE ÁGUA 

 A água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se  recompor em quantidade, principalmente pelas chuvas, e por sua capacidade de  absorver poluentes. Porém, é um recurso limitado pelo uso no que diz respeito a sua  quantidade disponível e a sua qualidade. Nesse sentido, seu uso deve ser racional,  responsável e consciente, afinal nos últimos anos a população tem crescido  significativamente, e consequentemente aumentou-se o consumo de água. Esse  acréscimo, aliado ao uso desordenado desse recurso tão importante para a vida  humana, causa impactos negativos ao meio ambiente. 

 Algumas situações de desperdício da água no nosso dia a dia são: deixar a torneira  pingando ou vazando, escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, banhos demorados, lavar o carro ou a calçada com mangueira, entre outras situações. Assim, com medidas muito simples e viáveis podemos preservar nossa água, um bem  fundamental à existência dos seres vivos.


ATIVIDADE 4

– As imagens a seguir retratam duas situações. Figura 1: Mata ciliar  preservada. Figura 2: Mata ciliar totalmente destruída pela ação humana. Quais as  diferenças você percebeu entre as imagens?


Componente Curricular:Ciências Naturais / Língua Português
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento:
(EAJACI0213) Compreender o que são recursos hídricos e relacionar a importância da conservação dos mananciais para a manutenção e equilíbrio da vida no planeta (mata ciliar).
(EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens.
(EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual.

Professora:Rosana de Souza Rezende
Instituição Educacional:E. M. Professora Marília Carneiro Azevedo Dias

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 2ª Série