You are currently viewing Recicle seus hábitos e mude suas atitudes

Recicle seus hábitos e mude suas atitudes

Você sabia que o que a gente costuma chamar de lixo, na verdade chamam-se “resíduos sólidos”?

Isso porque a maioria do material que descartamos pode ser reaproveitado ou reciclado. Quando este material não é possível de ser reaproveitado o chamamos de “rejeito”, como por exemplo, o lixo descartado do banheiro, que não pode ser reaproveitado e por isso é rejeitado. E que Coleta Seletiva é hoje a principal forma de identificar e separar os tipos de resíduos produzidos em nossas casas, escolas, hospitais, comércios e indústrias?
Numa média geral, por ano cada brasileiro produz 400 kg do que chamamos de lixo e apenas 12 kg são reciclados! E desses 12 kg, 11 são coletados por catadores de matérias reciclados! Muito pouco não é mesmo? Esse dado faz a gente pensar o que acontece com esses 388 kg que não são reciclados ou reutilizados. Para onde será que são levados?
Vamos saber sobre iniciativas sociais que visam não só o bem estar da sociedade em geral, mas de comunidades específicas que “cuidam” da cidade e que muitas vezes são invisíveis para a maioria das pessoas. Vamos saber um pouquinho mais sobre isso?

O que muita gente pensa é que jogar lixo fora é simplesmente jogar num lugar longe das cidades, nos chamados lixões.
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto. Os lixões são vazadouros a céu aberto, que não fornecem nenhum tratamento para o lixo, que fica amontoado num espaço, e resulta em contaminação da água, do solo, do ar. Além de atrair diversos animais vetores das mais diversas doenças.   O lixo produzido deve ter como destino os aterros. Existe o aterro sanitário que é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana.

No município de Goiânia temos um aterro sanitário que fica no quilômetro 3 da rodovia estadual GO-060, na saída para o município de Trindade. Fundado em 1993. Em nossa cidade existe o Programa Goiânia Coleta Seletiva desde o ano de 2008, que é uma política pública para os resíduos sólidos.
Coleta seletiva é o recolhimento dos materiais recicláveis, como já vimos, são: os diversos tipos de papeis, plásticos, metais e vidros. Materiais que não devem ser misturados no lixo comum de sua residência ou local de trabalho. Os recicláveis devem ser encaminhados de maneira correta para o reaproveitamento e/ou reciclagem por meio de veículo específico, em dia e horário pré-definidos. Assista o vídeo abaixo para melhor entender que nos acostumamos a comprar muito mais do que precisamos, e consumir de forma desenfreada já virou hábito.

Consumo Responsável – Canal: Programa Água Brasil

Fica a mensagem: “Recicle seus hábitos e mude suas atitudes”

Atividade 1

Após a leitura, no seu caderno, anote e responda as seguintes perguntas:
1) Qual órgão da prefeitura é responsável pela coleta seletiva em Goiânia?
2) Atualmente os resíduos coletados pelo caminhão da coleta seletiva são direcionados para qual lugar?
3) Você conhece o aterro sanitário de Goiânia? Pesquisa na internet imagens sobre este aterro e responda:
a) Qual tipo de resíduo é direcionado ao aterro sanitário?
b) Onde fica o aterro sanitário de Goiânia?
4. Quais os dias o caminhão da Coleta Seletiva, passa no seu bairro. Anote também essa informação no seu caderno.

Atividade 2

A gestão dos resíduos sólidos produzidos nas cidades é motivo de preocupação mundial e responsabilidade de todos. Por conta disso a tecnologia tem sido uma aliada para resolver este problema. Atualmente existem muitos aplicativos que ajudam nessa gestão.
Em Goiânia, também existe um aplicativo neste sentido, o Prefeitura 24h, que oferece à população serviços de coleta de lixo, descarte irregular de entulho, limpeza de boca de lobo, dentre outros serviços urbanos.

E você, tem alguma ideia de aplicativo que pode ajudar a resolver a questão do lixo em seu bairro ou cidade?
Pesquise sobre o assunto e faça anotações em seu caderno.
Depois do que você aprendeu hoje, não dá mais para produzir lixo sem pensar para onde ele vai, não é mesmo?

EAJA – Experiências e Curiosidades

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
Ciências da NaturezaConsumo consciente   Práticas de descarte de materiais Preservação ambiental(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças.
Arte Artes VisuaisProcessos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais(GO-EF01AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo.
Arte Artes Visuais  Matrizes Estéticas e Culturais  (GO-EF04AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente, a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana, de forma reflexiva e investigativa.
GeografiaUso e ocupação do solo Impactos socioambientais(EF02GE11-A) Reconhecer a importância do solo e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos, como lavoura, pecuária, mineração, construções, lixões e aterros.