You are currently viewing Receitas e memórias

Receitas e memórias

Você já parou para pensar que passamos uma boa parte do nosso tempo pensando sobre comida? O que vamos comer no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde e no jantar? E na maioria das vezes precisamos preparar nosso alimento seguindo o que foi aprendido ao longo da vida ou em receitas passadas de geração em geração pela família, por isso vamos relembrar, refletir e analisar a receita e suas instruções.

As receitas têm história e trazem memórias de infância, cheiros e sabores que nos permitem voltar ao passado e relembrar momentos que ficaram marcados.

ATIVIDADE 1

Convide sua família para assistir o vídeo! Acesse o link do canal do YouTube e vivencie algumas memórias dos povos quilombolas sobre seus alimentos e receitas.

Converse com sua família sobre as lembranças de comidas, receitas e costumes que marcaram suas memórias, depois faça uma lista no caderno de alimentos e comidas que fizeram parte dessas lembranças.

“saborosas memórias quilombolas” – Canal: Ricardo Salles de Sá
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0Au0VmQ1vR4

ATIVIDADE 2

Uma receita é um texto instrucional, quer dizer, nos ensina a fazer algo, por isso ela tem uma estrutura necessária para que todos que leiam entendam como fazer seguindo as orientações. Vamos assistir ao vídeo do canal do YouTube que explica como a receita é organizada.

“GÊNERO TEXTUAL RECEITA” – Canal: Prof. Luciana Pires
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PlpoNxRo7UM

Converse com seus familiares sobre as seguintes questões:

Quais são as partes da receita?

Suas receitas seguem todas essas orientações que o vídeo ensinou?

ATIVIDADE 3

Escolha uma receita de família, escreva-a no caderno, depois junto com a família faça a receita e então é só saborear! Hummm!


SAIBA MAIS:

“Receita – Gêneros Textuais” – Canal: Robotica Itinerante
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bj1SkVXMRXk
Componente(s) Curricular(res)Língua PortuguesaHistória
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0319) Planejar e redigir textos instrucionais.
(EAJALP0301) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos.
(EAJALP0338) Produzir textos orais de receitas e de instruções (de jogos, de montagem etc.).
(EAJAHI0314) Comparar os modos de vida da cidade e do campo no presente com os do passado, identificando as diferentes construções indenitárias.

Professor:Ruth Dias de Souza Barbosa
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria Araújo de Freitas

EAJA – Experiência e Curiosidade – 1º Segmento – 4ª Série