You are currently viewing Quanto barulho!

Quanto barulho!

Olá! Você sabe o que é poluição sonora? Nem todo barulho é poluição, mas a poluição sonora afeta a nossa saúde e o nosso bem-estar. O pior é que nem sempre percebemos isso. O assunto é muito sério Então, vamos estudar sobre esse assunto?


Você gosta de música? Gosta de ouvir no ‘último volume’ ou prefere ouvir uma música mais suave? Você fica irritado com algum tipo de barulho? Já ouviu falar em poluição sonora? Nem todo ‘barulho’ pode ser considerado “poluição”. Para medir a intensidade do som usamos a unidade decibéis. Os especialistas recomendam que devemos ouvir sons de até 50 decibéis, pois acima desse limite pode causar danos ao nosso sistema auditivo e dependendo da intensidade, até a perda da audição. Mas a poluição sonora, não afeta só nosso sistema auditivo. Seus efeitos podem se manifestar no dia a dia, como insônia, estresse, depressão, dores de cabeça. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto?


Assista ao vídeo abaixo: “Poluição sonora causa incômodo e faz mal para a saúde”.

“Poluição sonora causa incômodo e faz mal para a saúde – Canal: Jornal da Band
Link: https://www.youtube.com/watch?v=KfaF6zm_adQ&t=27s

A partir das informações dos vídeos reflita sobre os efeitos da poluição sonora no seu dia a dia. Em sua opinião as pessoas que provocam a poluição sonora têm conhecimento sobre os efeitos dessa poluição na saúde, delas e das outras pessoas? Você considera que a poluição sonora tem afetado a sua saúde ou a saúde de alguém da sua família? De que maneira?

Assista ao vídeo abaixo: “Denúncias da poluição sonora aumenta na quarentena”.

“TBC 1 | DENÚNCIAS POR POLUIÇÃO SONORA AUMENTA NA QUARENTENA” – Canal: TV Brasil Central – Link: https://www.youtube.com/watch?v=D9AAz7dWeSA

Agora, pare por um instante e observe o ambiente a sua volta. No seu ambiente, a poluição sonora também aumentou? Você está ouvindo algum som? Consegue descrevê-los? São agradáveis ou desagradáveis? Faça o registro em seu caderno.

De acordo com as suas observações e com os vídeos assistidos, escreva um texto alertando as pessoas sobre a poluição sonora. Não deixe de indicar quais atitudes elas devem tomar quando se sentirem prejudicadas por esse tipo de poluição. Bom trabalho!


ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências(EAJACI0313) Identificar a percepção do som relacionando com os cuidados necessários à saúde auditiva.

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 3ª Série