You are currently viewing Ciências da Natureza: PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO PASSIVA E ATIVA

Ciências da Natureza: PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO PASSIVA E ATIVA

Olá! Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 22/09/2020 (terça-feira). Contempla o componente curricular de Ciências da Natureza e é destinada aos estudantes da 7ª série da Eja. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa atividade está relacionada ao processo de imunização. Você entenderá como a vacinação age no nosso organismo.

Fonte: Pixabay

ATIVIDADE 1

Leia o trecho abaixo, do site InfoEscola, e assista à videoaula do Professor Bruno Ramello (Canal YES Biologia), sobre imunização:

Disponível em: https://www.infoescola.com/saude/imunizacao/. Acesso em 14, set. 2020. Infoescola – Imunização.

“Tipos de Imunização com Prof. Bruno Ramello” no canal YES Biologia, no site YouTube.

ATIVIDADE 2

Após o estudo do texto e vídeo, converse com seus familiares e amigos sobre como funciona o processo de imunização. Busque verificar o que eles sabem sobre esse assunto, apresentando as novas informações que aprendeu.

• De acordo com o que vocês debateram, elabore uma matéria jornalística, escrita ou em vídeo. Nela, você apresentará a forma com que os entrevistados e você compreendiam acerca do processo de imunização, apontando como são de fato esses mecanismos.

ATIVIDADE 3

Você sabia que nosso país é referência mundial no que diz respeito à imunização? Para compreender mais sobre esse aspecto, leia atentamente o trecho abaixo, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, e conheça as vacinas disponíveis pelo SUS no link indicado a seguir, do Blog Hygia :

Disponível em: https://tinyurl.com/y25hcxu6. Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Acesso em 15, set. 2020.

Link site: Vacinas disponíveis no SUS: quais são e por que vacinar (hygia.com.br)

ATIVIDADE 4

Pegue os cartões de vacinação na sua casa e verifique se você e seus familiares estão com as vacinas em dia. E em relação à vacina contra a Covid-19: vocês já receberam todas as doses?

Fique atento: as vacinas são formas eficazes de conter doenças!

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0618) Explicar o processo de imunização passiva e ativa.
(EAJACI0619) Reconhecer a vacinação como uma política pública para a melhoria da qualidade de vida da população.
Língua Portuguesa(EAJALP0645) Problematizar a função-sujeito: repórter, âncora, analista ou crítico.

ASSISTA AO PROGRAMA CONEXÃO ESCOLA – EJA – BLOCO 2 – 22/09

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Jefferson Acevedo e Tetê Ribeiro, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: A adaptação dos seres vivos e o processo de imunização (Bloco 2):