You are currently viewing Processo de adaptação dos seres vivos

Processo de adaptação dos seres vivos

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 22/09, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa atividade é sobre o processo de adaptação dos seres vivos. Você já pensou em como os seres vivos se adaptam ao meio em que vivem? Você mesmo, quantas vezes teve que se adaptar ao ambiente para conseguir “sobreviver”?

Natureza – papagaio
Fonte: pixabay

Adaptação dos seres vivos

Todos os seres vivos devem adaptar-se ou ter algumas qualidades que lhes permitam sobreviver. Diante de mudanças súbitas no ambiente, nem todas as espécies têm essa capacidade e, ao longo da história evolutiva, muitas foram deixadas para trás e desapareceram. Outros, apesar da sua simplicidade, conseguiram chegar aos nossos dias. A adaptação dos seres vivos ao ambiente é um conjunto de processos fisiológicos, características morfológicas ou mudanças de comportamento que permitem a sobrevivência dos seres vivos em diferentes ecossistemas. A adaptação é uma das razões pelas quais existe uma grande variedade de formas de vida em nosso planeta.

Assista a videoaula do Professor Bruno Ramello (Canal YES Biologia) sobre a adaptação dos seres vivos.

Vídeo: “Adaptação dos seres vivos – Evolução” no canal YES BIOLOGIA – Bruno Ramello, no site YouTube.

Adaptação Comportamental

Continuando com o nosso conteúdo sobre os seres vivos e o processo de adaptação, discutiremos sobre a adaptação comportamental. Esta adaptação leva os seres vivos a desenvolver certos comportamentos que atingem a sobrevivência do indivíduo ou da espécie. Fugir de um predador, esconder-se, procurar abrigo ou procurar alimentos nutritivos são exemplos de adaptações comportamentais, embora as duas características deste tipo de adaptação sejam a migração ou o cortejo. A migração é usada pelos animais para escapar do seu ambiente quando as condições meteorológicas não são as ideais. O cortejo é um conjunto de padrões de comportamento que visam encontrar um parceiro e reproduzir-se.

Questão 1
Você já observou algum animal camuflado? Descreva as características desse animal e ambiente onde ele estava:

Questão 2
Você já passou por alguma situação de mudança repentina de ambiente, na qual você teve que se adaptar rapidamente? Escreva sobre sua história e converse sobre ela com seus familiares e amigos.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0316) Reconhecer as diferenças entre o ciclo de vida dos animais e identificar algumas espécies que passam por metamorfose.
(EAJACI0317) Identificar as diferentes fases da vida do ser humano e analisar as mudanças ocorridas nos aspectos físicos, biológicos e emocionais na adolescência e na terceira idade.
(EAJACI0319) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem.
Componente Curricular:Ciências Naturais

Referencial teórico:
Perito Animal. Adaptação dos seres vivos ao ambiente. Disponível em: https://tinyurl.com/y36trtqg. Acesso em 18, set. 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Processo de adaptação dos seres vivos – Bloco 1

A adaptação dos seres vivos e o processo de imunização – EAJA – MEIO AMBIENTE SAÚDE BLOCO 1 – 22/09