You are currently viewing Probabilidade no dia a dia

Probabilidade no dia a dia

Na atividade de hoje vamos estudar sobre algo do nosso cotidiano que pode passar despercebido. Vamos aprender a identificar um evento aleatório e um espaço amostral, algo muito importante em pesquisas estatísticas, mas muito usado em outros coisas do nosso dia-a-dia. Vamos lá?

Por exemplo, o que é evento para você? Vamos estudar um pouco mais sobre isso?

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo. Convide seus familiares para assistir com você.

Tente identificar cada um dos conceitos apresentados.

Atividade 2

Reflita com seus familiares e escreva em seu caderno

• O que é um evento aleatório?
  • O que é um espaço amostral?

Atividade 3

Agora, vamos resolver esse exercício de espaço amostral.

• Maria é proprietária de uma lanchonete.
  • Pensando em fidelizar os seus e as suas clientes, ela criou um cartão de fidelidade onde é marcado cada dia que o(a) cliente toma café da manhã na sua lanchonete.
  • No final do mês ela sorteia uma cesta de café da manhã entre todos os que estiverem com o cartão de fidelidade marcado em todos os dias.
  • No final do último mês, dez clientes tinham conseguido isto.
  • Os sorteados foram: Joana, Elza, Fabiana, Jussara, Carla, João, José, Antônio, Pedro, Marcos.
  • Qual é o nosso espaço amostral no sorteio da lanchonete?

Atividade 4

Agora que você já compreendeu o que é evento aleatório, vamos fazer um desafio?

Para realizar esse desafio, tenha em mãos uma moeda.

• Lance, dez vezes, a moeda no ar. Será que ela vai cair com a cara ou a coroa virada para cima?
  • Quando ela cair, anote se foi com a cara ou a coroa virada para cima.
  • Quantas vezes o resultado foi cara?
  • Quantas vezes o resultado foi coroa?
  • Era possível ter outros resultados?
  • Você teria como prever com precisão, esses outros resultados possíveis?

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0309) Ler, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa.
(EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa.
(EAJALP0362) Compreender o sentido contextual da palavra e o seu significado no dicionário.
(EAJALP0411) Realizar a leitura de textos curtos de divulgação científica, tais como: verbete de enciclopédia (digital ou impresso), diagramas e tabelas de divulgação científica, entre outros
(EAJALP0413) Ler e compreender textos verbais e não verbais, tais como: relatos de observação, fontes de informação, entre outros.
(EAJALP0437) Planejar e produzir verbetes de enciclopédia (digital e/ou impresso).
(EAJALP0444) Planejar a produção do texto de acordo com a situação comunicativa.
(EAJALP0458) Expor observações de pesquisa.
(EAJALP0470) Procurar palavras no dicionário e analisar a polissemia
Matemática(EAJAMA0334) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
(EAJAMA0427) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
(EAJAMA0428) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).

EAJA – 1° Segmento – 3ª a 4ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo