You are currently viewing Educação Física – JOGO DE DAMAS

Educação Física – JOGO DE DAMAS

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  7ª Série da Eja.

Nesta atividade de hoje iremos aprender sobre o jogo de damas.

De acordo com a Revista Super Interessante, O JOGO DE DAMAS tem esse nome por que, na Idade Média, era um passatempo quase exclusivamente feminino. Enquanto a complexidade do xadrez era recomendada somente aos homens da aristocracia, o “sexo frágil” deveria se limitar a essa alternativa mais “simples”. A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8. As trocas entre europeus, gregos e egípcios enfim popularizaram-no Europa afora e, como era praticamente restrito às mulheres, acabou rebatizado.

No Brasil, foi oficializado como esporte para ambos os gêneros a partir de 1930. O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela época estão registradas no livro “Ciência e Técnica do Jogo de Damas”, de autoria de G. Izidoro J. Cardoso. A partir de 1940, a prática do jogo de damas de uma forma organizada, entrou em recesso. Não há registros de movimento damístico até 1954, quando, com o advento do mestre russo W. Bakumenko, um novo surto começou a surgir, no tabuleiro de 64 casas. Radicado em São Paulo, W. Bakumenko, egresso de uma escola damística evoluída, campeão da URSS em 1927, deu início à criação de um núcleo damístico. Por sua vez, G. Izidoro, que sempre manteve seu interesse pelo jogo de damas, ao saber da presença de Bakumenko, o procurou. Isto gerou um encontro famoso entre as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, que praticamente marcou o reinício das atividades damísticas no país. Esta prova foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 02 de maio de 1954.

ATIVIDADE 1

Aprenda a jogar damas lendo o texto disponibilizado no link abaixo:

Jogo de Damas – Regras Oficiais (damasciencias.com.br)

ATIVIDADE 2

Assista o vídeo abaixo sobre estratégias no jogo de Damas:

Morte súbita no jogo de damas – Canal: Lélio Sarcedo
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GmMQgyJ7aXc&ab_channel=L%C3%A9lioSarcedo

ATIVIDADE 3

Baseado em tudo que aprendeu nesta aula de hoje, responda em seu caderno:

• O jogo de damas é praticado por dois jogadores, com 12 pedras claras de um lado e 12 pedras escuras do outro. Como é movimentada as pedras nesse jogo?
  • Como uma pedra é promovida a “Dama”?
  • Como ocorre o empate no jogo de Damas?
  • Por que o jogo de damas tem esse nome?
  • Na atualidade o jogo de damas é praticado por homens e mulheres, contudo a posição feminina na sociedade ainda é limitada por concepções “machistas”. Escreva um pequeno texto sobre a mulher: preconceitos, violência, limites impostos pela sociedade atual e avanços sociais.

ATIVIDADE 4

Vivencie o jogo de damas com seus familiares e amigos. Caso não tenha o tabuleiro, é possível possível jogar pelo celular baixando no Google Play “Damas”, da Chess & Checkers Games, é gratuito, mas contém anúncios. Divirta-se!

Referencial Bibliográfico https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-jogo-de-damas-tem-esse-nome/

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagens e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0702) Vivenciar variados jogos de salão, analisando e apropriando das características técnicas e táticas, regras e objetivos.
(EAJAEF0715) Dialogar sobre as questões geracionais, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos esportes, propondo compreensão e superação dos mesmos.

Proponentes – ProfessoresMaurício Magalhães de Pina
Instituição EducacionalEscola Municipal Joaquim Câmara Filho