Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Eja.
Nesta atividade de hoje iremos aprender sobre o jogo de damas.
De acordo com a Revista Super Interessante, O JOGO DE DAMAS tem esse nome por que, na Idade Média, era um passatempo quase exclusivamente feminino. Enquanto a complexidade do xadrez era recomendada somente aos homens da aristocracia, o “sexo frágil” deveria se limitar a essa alternativa mais “simples”. A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8. As trocas entre europeus, gregos e egípcios enfim popularizaram-no Europa afora e, como era praticamente restrito às mulheres, acabou rebatizado.
No Brasil, foi oficializado como esporte para ambos os gêneros a partir de 1930. O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela época estão registradas no livro “Ciência e Técnica do Jogo de Damas”, de autoria de G. Izidoro J. Cardoso. A partir de 1940, a prática do jogo de damas de uma forma organizada, entrou em recesso. Não há registros de movimento damístico até 1954, quando, com o advento do mestre russo W. Bakumenko, um novo surto começou a surgir, no tabuleiro de 64 casas. Radicado em São Paulo, W. Bakumenko, egresso de uma escola damística evoluída, campeão da URSS em 1927, deu início à criação de um núcleo damístico. Por sua vez, G. Izidoro, que sempre manteve seu interesse pelo jogo de damas, ao saber da presença de Bakumenko, o procurou. Isto gerou um encontro famoso entre as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, que praticamente marcou o reinício das atividades damísticas no país. Esta prova foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 02 de maio de 1954.
ATIVIDADE 1
Aprenda a jogar damas lendo o texto disponibilizado no link abaixo:
Jogo de Damas – Regras Oficiais (damasciencias.com.br)
ATIVIDADE 2
Assista o vídeo abaixo sobre estratégias no jogo de Damas:
ATIVIDADE 3
Baseado em tudo que aprendeu nesta aula de hoje, responda em seu caderno:
- O jogo de damas é praticado por dois jogadores, com 12 pedras claras de um lado e 12 pedras escuras do outro. Como é movimentada as pedras nesse jogo?
- Como uma pedra é promovida a “Dama”?
- Como ocorre o empate no jogo de Damas?
- Por que o jogo de damas tem esse nome?
- Na atualidade o jogo de damas é praticado por homens e mulheres, contudo a posição feminina na sociedade ainda é limitada por concepções “machistas”. Escreva um pequeno texto sobre a mulher: preconceitos, violência, limites impostos pela sociedade atual e avanços sociais.
ATIVIDADE 4
Vivencie o jogo de damas com seus familiares e amigos. Caso não tenha o tabuleiro, é possível possível jogar pelo celular baixando no Google Play “Damas”, da Chess & Checkers Games, é gratuito, mas contém anúncios. Divirta-se!
Referencial Bibliográfico | https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-jogo-de-damas-tem-esse-nome/ |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagens e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0702) Vivenciar variados jogos de salão, analisando e apropriando das características técnicas e táticas, regras e objetivos. (EAJAEF0715) Dialogar sobre as questões geracionais, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos esportes, propondo compreensão e superação dos mesmos. |
Proponentes – Professores | Maurício Magalhães de Pina |
Instituição Educacional | Escola Municipal Joaquim Câmara Filho |
CRE | Jarbas Jayme |