You are currently viewing População brasileira: formação e processos migratórios.

População brasileira: formação e processos migratórios.

Essa atividade abordará a temática: população brasileira.
A formação da população brasileira é o resultado da miscigenação de vários povos, logo a população brasileira é rica em diversidade e cultura.

Brasil

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos, entre eles estão os indígenas, os portugueses e os africanos. Há também vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, e que contribuíram para a formação do nosso povo

Fotomontagem – miscigenação – pessoas

Mais Geo – ESPECEX – Formação da População Brasileira – parte 1

ATIVIDADE 1

Questão 1

Converse com familiares sobre a história da sua família, escreva um texto explicando suas origens:

Para compreender a miscigenação da população brasileira é preciso entender como ocorreu o processo migratório no Brasil. Os fluxos migratórios ocorrem desde o início da história da humanidade. Esse processo consiste na mobilidade espacial da população, podendo ocorrer em escala global, nacional, estadual e municipal. A migração ocorre por diferentes fatores, sendo desencadeada por motivos religiosos, culturais, ambientais, políticos e econômicos.

Clique no título: “Movimentos migratórios no Brasil” e leia o texto.

ATIVIDADE 2

Questão 1

As regiões sul e sudeste foram as que receberam maior contingente de imigrantes, principalmente por causa do ciclo do café e do povoamento da região sul.
Cite as três principais nacionalidades que migraram para o Brasil:

Questão 2

Explique como ocorreu os movimentos migratórios nas décadas de 1980 e 1990 nas regiões: Centro – Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Saiba Mais Link: “A população de Goiás” no site Brasil escola –  https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-populacao-goias.htm
Link: “Formação do Povo Brasileiro: história e miscigenação” no site Toda Matéria – https://www.todamateria.com.br/formacao-do-povo-brasileiro/

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0605) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos e os aspectos étnico-culturais nas regiões brasileiras e em Goiás.
(EAJAGE0703) Entender a estruturação e distribuição populacional em diferentes escalas a partir dos diferentes tipos de migração.
(EAJAGE0705) Analisar as contribuições do migrante nas estruturas socioculturais brasileiras.

Em breve: Assista ao programa Conexão Escola com os professores Jefferson Acevedo e Tetê Ribeiro, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: POPULAÇÃO BRASILEIRA (Bloco 2):