You are currently viewing Pontilhismo

Pontilhismo

Bom dia !!! Vamos falar sobre um dos elementos que constituem as artes visuais? Como as imagens são construídas? Como podemos formar imagens? Quais são os elementos da linguagem visual? Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da Linguagem Visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens. Então, preparados para começar? Vamos lá!!! 


ATIVIDADE 1

Leia o texto abaixo: 

 O PONTO 

O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. Quando imaginamos um ponto, normalmente pensamos nele como um pequeno círculo. No entanto, o ponto pode ter outras formas, como um quadrado ou uma mancha, por exemplo. Então, o que é um ponto? É um elemento pequeno se compararmos com o restante da imagem; é o menor de todos os elementos da linguagem visual e, no entanto, com ele construímos imagens. Se o ponto estivesse unido a outro, e este a outro, e assim sucessivamente, o que veríamos seria uma linha. Um ponto isolado em uma obra chama muita atenção de quem observa. Quando se desenha ou se pinta uma obra usando muitos pontos, pode se criar uma sensação de vibração.

Uma das técnicas para compor um desenho usando o ponto, é o pontilhismo. 

Mas o que o pontilhismo?

Pontilhismo é uma técnica de pintura que consiste em pintar, preencher o desenho usando pontinhos de tinta ou caneta hidrográfica.

Observe o desenho abaixo feito por uma criança utilizando essa técnica:

peixe, pontilhismo
Fonte: https://gartic.com.br/isarbie/desenho-livre/peixe-pontilhismo

ATIVIDADE 2

 Agora você irá produzir um desenho utilizando o pontilhismo. 

Faça um desenho que você goste, usando lápis de escrever. Em seguida, preencha o seu desenho utilizando pontinhos com lápis de cor ou giz de cera. 

Quanto maior o desenho, mais fácil será para preenchê-lo. 

Quanto menor os pontinhos, mais bonito ficará o seu desenho. 

Bom trabalho!

Saiba Mais / Referências:

https://pointdaarte.webnode.com.br/news/os-elementos-dalinguagem-visual1/

ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Artes Visuais(EAJAAR0206) Reconhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações, interpretando. os e ampliando o repertório pessoal e coletivo.
(EAJAAR0212) Apreciar e explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, gravura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc) para ampliar o repertório artístico e estético.

Proponentes/ Professores:Eliene Moreira Da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida 
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

EAJA – 1º Segmento – 2ª Série – Experiência e Curiosidade – Adaptado