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Pluralidade familiar

Olá!

Você já ouviu falar sobre o termo: Pluralidade familiar? O conceito jurídico de família que tinha como modelo único formado pelo casamento foi substituído pela pluralidade, ou seja, diversas espécies familiares.


Atividade 1

Assista ao vídeo: “Novos arranjos familiares” e responda essas questões no seu caderno: 

  1. Qual modelo de família perdurou por longo tempo na sociedade?
  2. Existem outros modelos familiares atualmente? Escreva sobre eles.

“Novos arranjos familiares” – Canal: Câmara Ligada – Link: https://www.youtube.com/watch?v=oTuL0fSOpYA

Atividade 2

Leia a música e depois copie as perguntas no caderno respondendo- as.

MÚSICA: FAMÍLIA – TITÃS – COM INTERPRETAÇÃO

Família, família
Papai, mamãe, titia.
Família, família
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania

Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah!
Família!

Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania

Mas quando o neném fica doente (Uô! Uô!)
Procura uma farmácia de plantão
O choro do neném é estridente (Uô! Uô!)
Assim não dá pra ver televisão

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah!
Família!

Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania

A mãe morre de medo de barata (Uô! Uô!)
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa (Uô! Uô!)
Botaram cadeado no portão

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah!
Família!

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah!
Família!

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah!
Família!


Compreensão textual:

01 – Na música, quais as palavras que rimam com família?

02 – Retire do texto as palavras terminadas com ão:

03 – Quantas vezes a palavra família é repetida, na música?

04 – Responda:

a) Quantas palavras terminadas com ão você encontrou?

b)  Qual dessas palavras terminadas com ão possui mais sílabas? E quantas sílabas ela possui?

05 – No verso “O choro do neném é estridente”, o autor quis dizer que:

(   ) O neném chora pouco.

(   ) O choro incomoda a mamãe.

(   ) O choro é alto e fino.

(   ) O choro é porque ele está doente.

06 – A expressão “Precisa descolar um ganha pão”, é uma linguagem:

(   ) formal

(  ) informal.

07 – O tema da música é:

(   ) A família almoça junto todo dia

(    ) O dia a dia de uma família.

(   ) A mãe morre de medo de barata.

(   ) O pai morre de medo de ladrão.

08 – Quantos versos e quantas estrofes possuem a música?

09 – Nos versos: “Almoça junto todo dia / Nunca perde essa mania.” Qual a mensagem que nós é transmitida?

10 – Em quais versos refere-se às atitudes dos pais com relação à independência dos filhos?

11 – Quando um filho fica doente, qual é a providência tomada pelos pais?

12 – Na canção, fala do medo dos pais, de que eles tem medo? E qual a providência tomada por eles?

13 – De acordo com a canção, a família possui alguns animais, quais são eles?


Atividade 3

Acesse o link abaixo e leia o texto: Tipos de famílias. Depois escreva os tipos de família classificados pelo direito brasileiro. Para facilitar o entendimento assista também ao vídeo abaixo:

“Os DEZ tipos de família, para o Direito – É isso!” – Canal: É Isso! – com Marco Evangelista – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Z72A5uNbofU

Saiba Mais | Referências:

“Karnal: família não teve o mesmo significado ao longo da história” – Canal: Band Jornalismo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=HpYTwYr829o

“Direito das Famílias – Princípio Constitucional da pluralidade familiar” – Canal: João Marcos Costa Monteiro – Link: https://www.youtube.com/watch?v=fx2TCs1fPgY

Componente(s) Curricular(res)História e Língua Portuguesa.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0103) Reconhecer a diversidade da organização familiar promovendo a sua tolerância.
(EAJALPOII0) Identificar as palavras quanto ao número de sílabas.
(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.
(EAJALP0158) Reconhecer o texto analisando situação comunicativa.
(EAJAPO1108) Compreender a consciência de palavras, sílabas e fonêmicas em situações significativa.
Professor:Gláucia Ferreira Ramos
Instituição Educacional:Escola Municipal Renascer

EAJA – 1° Segmento – 2ª séries – Ética e Cidadania