You are currently viewing Matemática – Planejamento e controle financeiro de seu negócio

Matemática – Planejamento e controle financeiro de seu negócio

Nesta atividade o estudante assistirá vídeos que explicam a importância de se controlar um empreendimento, e também poderá simular um controle de despesas e receitas de um pequeno negócio, exercitando conceitos estatísticos.


Atividade 1

Acesse ao vídeo com “5 dicas para Gestão Financeira” e veja a importância de se ter controle do seu negócio.

#CONTROLE O DINHEIRO DO SEU NEGÓCIO#” – Canal: Sebrae –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=RsGYBiUQBKE

Atividade 2

Mesmo para quem não tem um negócio é normal colocar em prática algumas estratégias para economizar em casa. Após assistir o vídeo, você consegue pensar em alguma dica extra para controlar gastos?


Atividade 3

Algo muito importante para os empreendedores é uma previsão de gastos e vendas. Para isso, utiliza-se como referência a média aritmética do que já foi vendido. A média é obtida somando todos os valores e dividindo-se o resultado pela quantidade de valores. Faça uma pesquisa e escreva em seu caderno como a média aritmética pode ser calculada. Se possível coloque alguns exemplos também.


Atividade 4

Agora é sua vez de calcular a média. Veja as tabelas de receitas e despesas mensais de uma lanchonete:


Imagine que para o mês de junho as Receitas e Despesas serão valores próximos à média aritmética dos valores dos meses anteriores. Quais seriam esse valor?


Componente:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0609) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas.
(EAJAMA0634) Compreender, em contextos diversos, o significado de média estatística (aritmética e ponderada) como indicador da tendência central de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

EAJA  – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 6ª série