Você sabia que para descobrir o volume em metros cúbicos (m3) de uma piscina quadrada basta multiplicar as três dimensões (comprimento x largura x profundidade)? E quando multiplicamos esse resultado por 1.000, encontramos como resultado a capacidade da piscina em litros (l)? Sabia também que o custo para construir uma piscina está em função da sua área, ou seja, da quantidade de metros quadrados (m2)? Agora, o que não podemos esquecer é que a piscina precisa de muitos cuidados para não virar um criadouro do mosquito da dengue. Vamos estudar mais sobre o tema?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Como calcular o volume em litros de uma piscina (metros cúbicos).” Convide seus familiares para assistir com você e procurem dialogar se vocês já sabiam como calcular o volume de uma piscina.
Atividade 2
- Geralmente as piscinas olímpicas tem o formato de paralelepípedo ou bloco retangular, com as seguintes dimensões e características:
- Comprimento: 50 metros
- Largura: 25 metros
- Profundidade: 2 metros.
- Número de raias: 8
- Largura das raias: 2,5 metros
- Temperatura da água: 25°C a 28°C
- Intensidade da luz: maior que 1500 lux
Fonte: solbrilhando.com.br/Esportes/Natacao/A_Piscina_e_os_Arbitros.htm
Diante dessas características e com as informações do vídeo anterior de como calcular o volume de uma piscina, determine o volume dessa piscina olímpica em m3. Calcule também a quantidade de litros de água que ela comporta, sabendo que cada 1m3 corresponde a 1.000 litros de água.
Atividade 3
Você é um empreendedor do ramo de piscinas de alvenaria, e cobra em média R$ 400,00 o m2 para a instalação, já inclusos o material gasto e a mão-de-obra. Seu cliente quer instalar uma piscina no formato e com as dimensões a seguir:
Comprimento: 3m
Largura: 2m
Profundidade: 1,5 m
Fonte: https://www.poolpiscina.com/volume-da-piscina-como-calcular-o-volume-de-piscinas/
Calcule o valor que você cobrará pela instalação da piscina seguindo a sequência:
- Primeiro determine a área em m2 das 4 laterais
(multiplique base x altura em cada lateral da piscina e depois some as 4 áreas). - Calcule a área da base da piscina (multiplique largura x comprimento).
- Some as áreas laterais e a da base.
- Pegue o valor encontrado no item anterior e multiplique por 400. Esse é o valor cobrado para instalar essa piscina.
- Calcule a capacidade em m³ da piscina, para isto multiplique largura x comprimento x profundidade.
Se você deseja obter um lucro de 30% sobre o preço de custo para instalar a piscina, qual deverá ser o valor total a ser cobrado pela piscina, ou seja, custo mais o lucro?
Atividade 4
Está mais que esclarecido pela mídia: qualquer local que possa acumular água, pode também se tornar um foco do mosquito Aedes Aegypti. “Isso inclui a piscina. Se estiver à sombra, abandonada ou mal cuidada, e sem cobertura de tela fina, a piscina ‚ pode se tornar um perfeito criadouro”, alerta o cientista Maulori Cabral, professor de microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele explica que a tela de náilon fina ou do tipo usado em janelas pode evitar a entrada de mosquitos na piscina. Com essas informações, produza um texto em seu caderno relatando os perigos de deixar água acumulada para a proliferação do mosquito da dengue e quais cuidados devemos tomar para interromper esse ciclo em nosso dia a dia, principalmente na piscina.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas. Interpretar, resolver situações-problema que envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira. Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área. Interpretar e resolver situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais. Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação. Resolver situações-problema que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo. Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva. |
Língua Portuguesa | Planejamento/ produção/ interpretação/ análise de textos de conhecimentos científicos/ pesquisas. |