You are currently viewing Performances – conceitos, estéticas, experiências cotidianas

Performances – conceitos, estéticas, experiências cotidianas

O que é performance?

O que seria performance na arte, no esporte, no trabalho, na cultura de um modo geral?

Qual é a sua performance em relação à arte, ao esporte, ao trabalho, ao estudo?

Essas questões serão esclarecidas ao término da atividade de hoje.
Assim sendo, ao observamos a diversidade na arte e no esporte, presentes na atividade, compreenderemos melhor o conceito de performance.

Atividade 1

Acesse o link abaixo e leia o texto “Significado de Performance”:
https://www.significados.com.br/performance/


Atividade 2

Acesse o link abaixo e leia o texto “Conceito de Performance”:
https://conceito.de/performance


Atividade 3

Após a leitura dos dois textos, reflita e escreva em seu caderno um relato pessoal de como está a sua performance, analisando seu trabalho, estudo, atividade física, entre outros.

Atividade 4

Observe as figuras abaixo e identifique o que elas têm em comum e o que as diferenciam umas das outras. O que esperamos com essa ação, é que você reconheça a diversidade de possibilidades de expressão e de comunicação, presentes em nosso cotidiano.

“9 Dicas sobre natação” – Academia Pratique Fitness – Link: https://pratiquefitness.com.br/blog/9-dicas-sobre-natacao/
“Onde aprender dançar tango em Buenos Aires” – Aguiar – Link: https://aguiarbuenosaires.com/onde-aprender-a-dancar-tango-em-buenos-aires/


Atividade 5

Considerando as figuras apresentadas, escreva em seu caderno qual delas você já realizou ou quais gostaria de aprender. Explique o porquê da sua escolha.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Arte-Dança (EAJAAR0830) Identificar e relacionar manifestações de dança na contemporaneidade em diferentes contextos com aspectos da realidade pessoal do sujeito, propondo um olhar crítico-reflexivo acerca das dimensões social, política, econômica, cultural, estética e ética que envolvem o mundo do trabalho em Arte.
Educação Física(EAJAEF0835) Praticar e valorizar diferentes modalidades esportivas.
(EAJAEF0836) Valorizar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
Língua Portuguesa(EAJALP0801) Ler textos do gênero jornalístico, tais como: artigos de opinião, editoriais, resenhas, entre outros.
(EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia e/ou crítica, ambiguidade, clichês, recurso iconográfico etc.
(EAJALP0836) Usar a pontuação de acordo com a necessidade discursiva.