You are currently viewing Patrimônios culturais de Goiânia

Patrimônios culturais de Goiânia

Olá! O que você sabe sobre a história da sua cidade? Todos nós vivemos em um lugar, esse lugar tem uma história. A história está na memória das pessoas, nos documentos que eles escrevem mas também nas construções, ruas, praças e avenidas. Tudo isso faz parte do patrimônio cultural de um povo, de uma sociedade. A nossa cidade também tem a sua história e seu patrimônio cultural, você a conhece? Vamos explorar um pouco mais sobre esse assunto?

Conhecer nossa cidade, preservar nosso patrimônio histórico e nossa memória é um gesto de cidadania. O patrimônio histórico faz parte da cultura material de um povo e, portanto de sua identidade. Em Goiânia, temos vários monumentos, prédios, estabelecimentos públicos que fazem parte do nosso patrimônio cultural, conhecê-los e preservá-los significa preservar a nossa memória, a nossa identidade, é portanto um exercício de cidadania.

Atividade 1

Observe as imagens:

Imagem 1 – Monumento às três raças


Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Goianiatresracas.jpg
Acesso: 14/05/2020

Imagem 2 – Coreto


Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/coreto-goi%C3%A2nia-antigo-art-d%C3%A9co-1610330/
Acesso: 14/05/2020

Imagem 3 – Estação de Trem


Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Esta%C3%A7%C3%A3o_de_trem_art_d%C3%A9co_em_Goi%C3%A2nia.jpg
Acesso em: 14/05/2020

Atividade 2

Você conhece esses monumentos e prédios das imagens e sabe identificar onde eles se localizam aqui em Goiânia? (Para ajudar na pesquisa, você pode usar o link de onde as fotos foram retiradas).

Atividade 3

Reflita sobre o significado de cada um para história de nossa cidade.

Atividade 4

Por que preservar esses patrimônios é um exercício de cidadania?

Atividade 5

Na imagem 2, é possível perceber que o monumento está pichado, por isso sua preservação está comprometida. Escreva uma carta denunciando essa situação às autoridades municipais.

ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0310) Compreender que os nomes dados aos locais públicos (nome de bairros, ruas, praças, monumentos, edifícios, etc) não são aleatórios, mas há uma razão que permite inferir seus significados.(EAJAHI0311) Identificar os significados dos marcos locais de Goiânia.
Língua Portuguesa(EAJALP0311) Ler textos que circulam no campo da vida pública.
(EAJALP0312) Ler e compreender cartas endereçadas à mídia.