You are currently viewing Para onde vai o lixo?

Para onde vai o lixo?

Bem-vindo(a) ao Portal Conexão Escola! Nosso tema hoje aborda alguns problemas ambientais da cidade. E a pergunta que vai nos direcionar é: Para onde vai o lixo?

E para dar início, temos outras quatro perguntas para refletir:
1) No seu bairro você já viu pessoas jogando lixo de maneira incorreta na rua?
2) Na sua casa vocês fazem a separação dos resíduos em material reciclável e não reciclável?
3) Você consome muitos produtos embalados em materiais descartáveis?
4) Já reparou no trabalho dos catadores de material reciclável e dos Garis?

Então… Vamos conhecer melhor para onde vai o nosso lixo?

Você sabia que o que a gente costuma chamar de lixo, na verdade chamam-se “resíduos sólidos”? Isso porque a maioria do material que descartamos pode ser reaproveitado ou reciclado. Quando este material não é possível de ser reaproveitado o chamamos de “rejeito”, como por exemplo, o lixo descartado do banheiro, que não pode ser reaproveitado e por isso é rejeitado.
A coleta seletiva é hoje a principal forma de identificar e separar os tipos de resíduos produzidos em nossas casas, escolas, hospitais, comércios e indústrias. O vídeo abaixo mostra como podemos separar e descartar os tipos de resíduos produzidos em nossas casas. Esse processo é conhecido como Coleta Seletiva:

Resíduos sólidos – Canal: Programa Água Brasil

Agora que você entendeu como funciona a Coleta Seletiva, vamos falar um pouco sobre a coleta de lixo na nossa cidade?
A Comurg é uma das instituições mais presentes no dia a dia do goianiense, por executar ações que refletem diretamente na qualidade de vida e na sustentabilidade de Goiânia. A Companhia é responsável pela limpeza, jardinagem, coleta de lixo, construção, manutenção de praças e de logradouros públicos.
OBS.: Comurg é a abreviatura de Companhia de Urbanização de Goiânia.

Que tal assistir a uma reportagem que fala um pouquinho do trabalho desses profissionais? Assista o vídeo abaixo.

Descarte incorreto de lixo causa acidentes com servidores da Comurg – Canal: PUC TV Goiás

Agora que você entendeu como funciona a Coleta Seletiva, vamos fazer um exercício de levantamento de dados?

Atividade 1 Reescreva no seu caderno a tabela abaixo e anote as informações solicitadas:

Tipo de resíduo
1. Seco 2. Úmido ou orgânico 3. Rejeito 4. Perigoso
Categoria do resíduo
Plástico, metal, papel, vidro, madeira e etc.
Quantidade

Reciclável
Sim (S) ou Não (N)
1.
2.
3.
4.
6.
7.
8.
9.
10.
Tabela para copiar no caderno e ser preenchida

Observando a tabela, anote no final qual o tipo de resíduo é mais produzido em sua casa.No final da atividade fica mensagem: “Recicle seus hábitos e mude suas atitudes.”

EAJA – Experiências e Curiosidades

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
GeografiaDiferentes tipos de poluição:
Problemas socioambientais
(EF05GE11) Identificar, descrever e analisar problemas socioambientais que ocorrem no entorno da instituição escolar e das residências, como lixões, indústrias poluentes e destruição do patrimônio histórico-cultural.
Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade.
Ciências da NaturezaConsumo consciente   Práticas de descarte de materiais Preservação ambiental(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças.

Curiosidade: Assista o vídeo abaixo e conheça o projeto Pimp My Carroça: “O Pimp My Carroça é um movimento social, cultural e ambiental que tem como objetivo dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis por meio da arte e da participação coletiva. A proposta é fazer uma reforma estrutural e instalar itens de segurança nas carroças, que depois são pintadas por artistas e grafiteiros. Enquanto isso, os catadores passam por atendimentos nas áreas de saúde e bem-estar em um dia de muita música e vivência cultural.
site: www.pimpmycarroca.com
facebook.com/pimpmycarroca