You are currently viewing Ciências da Natureza: OS SISTEMAS DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR

Ciências da Natureza: OS SISTEMAS DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR

Olá! Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 01/09/2020 (terça-feira). Contempla o componente curricular de Ciências da Natureza e é destinada aos estudantes da 5ª série da Eja. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Caro estudante, nessa proposta de atividade, conheceremos mais sobre nosso sistema digestório, respiratório e cardiovascular. Compreenderemos também a importância dos nutrientes para o nosso organismo. “Vamos nessa”?

Fonte: Pxhere.com

ATIVIDADE 1

O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão. Assista à videoaula a seguir sobre o sistema digestório, do “Canal Oliviabio” e, depois, leia o texto indicado do site “Mais Equilíbrio”:

Link site: Nutrição e alimentação – MaisEquilibrio

ATIVIDADE 2

De acordo com o vídeo da professora Olívia e o texto “Nutrição e Alimentação, copie as seguintes perguntas no seu caderno de Ciências, respondendo à lápis ou lapiseira:

• Explique como o sistema digestório funciona.
  • Descreva seus hábitos alimentares diários. Para tal, faça um organograma, descrevendo os horários, que você comeu, o que você comeu, e como você sentiu o funcionamento do sistema digestório.
  • Agora descreva quais são seus hábitos de atividades durante o dia, escreva quanto tempo você passa fazendo cada atividade.
  • Observando o seu próprio corpo, verifique se seu sistema digestório tem funcionado devidamente. Como o seu bem estar (ou não) está relacionado à alimentação e digestão adequadas?

ATIVIDADE 3

A alimentação permite que tenhamos nossa fome saciada e também oferece nutrientes para as nossas células. Alguns desses nutrientes fornecem energia ao nosso corpo, ao participarem de reações químicas com a presença do gás oxigênio, oriundo da nossa respiração. Tais substâncias são transportadas pelo corpo e direcionadas às células juntamente com o sangue que circula em nossos vasos sanguíneos. Sobre esses dois sistemas, respiratório e cardiovascular:

• Converse com os seus familiares e escreva sobre a saúde da sua família. Nos anos e meses em que vivenciamos a pandemia da Covid-19, alguém da sua família teve algum problema respiratório? Qual? Como foi tratado?
  • Na sua família, alguém apresenta algum problema de saúde relacionado ao sistema cardiovascular? Você saberia dizer o que provocou tal problema?

ATIVIDADE 4

Conforme o caminho que percorremos até aqui, certamente você percebeu o quanto nossos sistemas estão relacionados entre si, interferindo na qualidade de vida ou na ausência dela. Pensando nisso, reflita: você ou algum membro da família recorreu a alimentos ou tratamentos naturais para tratamento ou prevenção de alguma enfermidade? O texto a seguir informa alguns cuidados necessários no que diz respeito ao uso de plantas medicinais:

Link texto: Plantas medicinais: benefícios e cuidados com o consumo (ciclovivo.com.br)

ATIVIDADE 5

A partir de tudo que você aprendeu hoje, explique como anda a sua saúde, quais são os seus problemas, quais medicamentos você toma, o que você faz para melhorar sua qualidade de vida e sua relação e ponto de vista em relação ao uso de plantas medicinais.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes.
(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças.

ASSISTA AO PROGRAMA CONEXÃO ESCOLA – EJA – BLOCO 2 – 01/09

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Jefferson Acevedo e Tetê Ribeiro, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: Os sistemas – digestório, respiratório e circulatório (Bloco 2):